Líderes têm de conter ‘bate-boca’ na Comissão de Constituição e Justiça

Os líderes partidários foram chamados nesta quarta-feira (19) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado para resolver impasse criado na discussão do parecer do senador Jefferson Péres (PDT-AM) à proposta da senadora Ideli Salvatti (PT-SC), que determina a redução anual do percentual da Desvinculação das Receitas da União (DRU) sobre as verbas da educação. O bate-boca começou quando a senadora Kátia Abreu (DEM-TO) apresentou destaque para desvincular também os recursos da saúde.

A senadora Ideli Salvatti rebateu a emenda alegando para Kátia Abreu que não haveria possibilidade de desvincular os recursos para a saúde uma vez que a prorrogação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), que garantiria uma verba adicional, tinha sido derrubada no plenário. As duas senadoras trocaram agressões verbais entre si. Kátia Abreu chamou Ideli de arrogante.

Os líderes tiveram de ser chamados para acalmar os ânimos. O relator da proposta, senador Jefferson Péres (PDT-AM), excluiu de seu parecer a emenda apresentada por Kátia Abreu. Ele explicou que a inclusão da emenda de Kátia Abreu pode inviabilizar a aprovação de seu relatório, prejudicando a Educação. Kátia Abreu, então, retirou o destaque.

Voltar ao topo