Líderes dizem que tudo já foi acertado na Assembleia

O clima de apreensão pela possível candidatura de um outro deputado tucano, Nelson Garcia, à presidência da Assembleia Legislativa até agora não ganhou adeptos declarados.

Pelo menos ninguém declarou adesão ao suposto novo movimento. Enquanto boatos sobre a nova candidatura tucana continuam circulando, diferentes partidos da Casa dizem manter a posição de votar no deputado Valdir Rossoni (PSDB) para o cargo.

Parlamentares procurados pela reportagem do Paraná Online afirmaram que vão cumprir o compromisso assumido com Rossoni no fim do ano passado, lembrando que precisam “manter a palavra”. E ninguém confirma ter sido procurado para formar ou apoiar uma nova chapa.

O líder da bancada do PMDB na Assembleia, Waldyr Pugliesi, afirma que houve amplas negociações a respeito do assunto e que sua posição é clara em votar em Rossoni. Uma reunião da bancada deve ocorrer hoje ou amanhã para voltar a discutir a eleição para a mesa executiva.

“Fizemos um acordo para eleger a presidência da Assembleia, pelo qual ficou combinado que o PMDB indicaria dois nomes para compor a mesa. Costumo dar minha palavra e cumpri-la. O presidente da Assembleia vai ser quem o Beto Richa quiser que seja, essa é a verdade. Tem muito político que está só pensando em salvar a própria pele em futuras eleições. Há um clima de apreensão, mas política é muito mais do que isso”, diz Pugliesi.

Por trás da possível candidatura de Nelson Garcia, cogitou-se que havia o apoio do ex-presidente da Assembleia e conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Hermas Brandão.

Em entrevista a O Estado na última quarta-feira, Hermas Brandão já havia negado os rumores. O deputado eleito Hermas Brandão Junior (PSB), filho do conselheiro, garantiu que o seu voto é de Rossoni.

“Usaram o nome do meu pai para dizer que ele está fazendo a rebelião, mas ele está fora da política e não quer saber disso, muito menos de eleição na Assembleia Legislativa. O compromisso acertado na primeira conversa será cumprido”, disse Brandão Junior. Neto de Brandão e também deputado eleito, Evandro Junior (PSDB) seguiu a linha e também declara voto em Rossoni.

Os deputados do PPS Marcelo Rangel e Cesar Silvestri Filho confirmaram que o partido participa da chapa de Rossoni e que o partido deve continuar com a mesma posição, assim como a bancada do DEM.

Da mesma forma, permanece o apoio a Rossoni do bloco formado por PSC, PRB e PSB. “Até onde me consta, ninguém mudou de opinião. Não fui procurado e, até onde sei, nenhum membro do bloco também não”, diz o deputado Reni Pereira (PSB).

Ney Leprevost (PP) foi outro que afirmou ter assumido um compromisso com Rossoni. “Não vou mudar a minha palavra”, declarou. A bancada do PT deve se abster da votação da mesa.