Lerner tem a pior popularidade

O governador Jaime Lerner (PFL) está encerrando seu segundo mandato como o último colocado no ranking entre dez governadores avaliados pelos eleitores de seus Estados em pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha e divulgada ontem pelo jornal Folha de S.Paulo. A média geral do governador do Paraná foi 5,1; a mesma alcançada pela governadora do Rio de Janeiro, Benedita da Silva (PT). O índice de aprovação de Lerner, entretanto, é de 91, contra 94 registrado pela governadora carioca.

A avaliação do governador foi a seguinte: 28% (ótimo/bom), 34% (regular) e 36% (ruim/péssimo). Os índices são bem diferentes daqueles registrados no início dos seus mandatos. Lerner começou seu primeiro mandato em 94 com 79% de ótimo/bom. Em 99, foi reeleito com 65% de ótimo/bom.

No ano passado, o desempenho do governador já não agradava aos eleitores. Em levantamento realizado em 2001, o governador também estava entre os mais impopulares, empatado com o governador do Rio Grande do Sul, Olívio Dutra. Os dois ficaram em último lugar no ranking, com nota de 4,8.

Desgaste

A assessoria do governador minimizou a classificação do governador apontada pelo Datafolha. De acordo com a assessoria, há uma disparidade entre os resultados do Datafolha e o que mostrou a pesquisa do Ibope, divulgada há quinze dias, segundo a qual Lerner tinha 29% de ótimo/bom, 49% de regular e 21% de ruim/péssimo. A assessoria do governador prefere ficar com os índices do Ibope, que teria captado com mais precisão o da população, segundo o secretário da Comunicação Social, Deonilson Roldo.

De acordo com o secretário, é inegável o desgaste de um governador após oito anos de mandato. Ele cita ainda que Lerner enfrentou uma campanha sem tréguas da oposição, que teve como ponto alto a polêmica sobre a privatização da Copel. Segundo Roldo, quinze estados privatizaram suas estatais de energia, mas em nenhum o governador sofreu o que chamou de marcação tão “cerrada” quanto Lerner. Para o secretário, houve uma deliberada exploração eleitoral do caso, visando cacifar os candidatos da oposição às eleições de outubro. (EC)

Taniguchi fica em 6.º lugar

Pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha e publicada anteontem pelo jornal Folha de S. Paulo revela que o prefeito de Curitiba, Cassio Taniguchi (PFL), é o sexto no ranking de popularidade. O pefelista recebeu nota 5,7 e percentual de aprovação de 44%.

A prefeita de São Paulo, Marta Suplicy (PT), obteve a pior colocação. Ela recebeu média 4,7. O primeiro colocado na pesquisa foi a prefeita de Florianópolis, Angela Amin (PPB), que ficou com média de 6,9. Pela ordem, os demais colocados foram: Antonio Inbassahy (PFL), prefeito de Fortaleza, com 6,7; Fernando Pimentel (PT), de Belo Horizonte, com 5,8; João Paulo (PT), de Recife, com 5,8; João Verle (PT), de Porto Alegre, com 5,7; Juraci Magalhães (PMDB), de Fortaleza, com 5,2; e Cesar Maia (PFL), do Rio de Janeiro, com 5.

Voltar ao topo