Lerner inicia amanhã sua agenda de campanha

O governador Jaime Lerner (PFL) se afasta amanhã do seu cargo para participar da campanha de Beto Richa (PSDB), que concorre ao governo do Estado e está em terceiro lugar nas pesquisas de intenção de voto. Lerner ficará fora até o dia 26 e, no dia 30, segundo sua assessoria, irá se licenciar novamente até às vésperas da data da eleição (6 de outubro).

O governador deve acompanhar Beto Richa em visitas pelo Estado, reafirmando as propostas de governo do candidato. Já estão previstas viagens a Ponta Grossa, União da Vitória, Francisco Beltrão, Pato Branco e Apucarana. “Acho sinceramente que Beto Richa é o melhor nome para assumir o governo do Estado”, afirma Lerner. “Ele é jovem, bastante disposto para liderar e tem propostas muito boas.”

Nas propagandas de TV do PSDB, Lerner aparece dizendo a frase “Chega dos mesmos”, em uma referências aos candidatos Alvaro Dias (PDT) e Roberto Requião (PMDB). O governador não acredita que a frase possa ser associada a uma possível continuidade de seu governo, através de Beto. “Com a frase, quero dizer que o Paraná precisa de pessoas novas, dispostas a assumir cargos políticos e trabalhar pelo Paraná, como Beto Richa”, declara.

Segundo o governador, o candidato do PSDB deve chegar ao segundo turno, acabando com a polarização de Alvaro Dias e Requião. “A polarização está acontecendo porque os dois são mais conhecidos, sendo que já governaram o Estado”, diz. “Entretanto, Dias e Requião foram desaprovados pela população como governadores e muita gente não se esquece disso.”

Questionado sobre o fato de entrar na campanha apenas nas últimas semanas antes das eleições, Lerner disse acreditar que é na “reta final” que as pessoas costumam decidir em quem vão votar. “É a hora mais apropriada para eu entrar, pois a decisão de voto acontece nas últimas semanas. Agora é que muita gente vai começar a assistir aos programas eleitorais e procurar saber mais sobre os candidatos.”

Apoio a Serra

Quando houver brechas na agenda de Beto Richa, Lerner irá trabalhar no fortalecimento da campanha do tucano José Serra à Presidência da República. Hoje, após cumprir alguns compromissos no Paraná, o governador deve viajar a Brasília, para uma primeira reunião com o ex-ministro da Saúde.

Além de acompanhá-lo em compromissos políticos, Lerner pretende dar sugestões de governo. “Pretendo falar com Serra sobre os problemas urbanos do País, que se resolvidos irão solucionar os problemas sociais”, acredita. “Temos cem cidades com mais de 200 mil habitantes, que necessitam de melhores condições de transporte, habitação, empregos, entre outras coisas. Não basta apontar os problemas, deve-se mostrar soluções. Acredito que Serra seja bastante capaz de fazer um bom governo e de tomar as decisões necessárias, visando o bem da população brasileira.”

O governador do Paraná revela que seu futuro político irá “depender da situação do Brasil e do Estado nos próximos anos”. Ele não quis falar sobre a possibilidade de ocupar um cargo político caso José Serra vença as eleições. “Assim que deixar o governo do Estado, pretendo me dedicar mais à presidência da União Internacional dos Arquitetos.”

Candidato espera virada

Beto Richa considera este o momento ideal para que o governador Jaime Lerner (PFL) se incorpore à sua campanha, promovendo uma grande virada: “Estamos a três semanas da vitória. A participação de Lerner será muito importante para livrar o Paraná de uma vez por todas da política mesquinha de meus adversários”, disse Richa. Ele e Lerner visitam sete municípios amanhã e participam de um grande comício em Jandaia do Sul. Antes, passam por Ponta Grossa, União da Vitória, Pato Branco, Francisco Beltrão, Cascavel e Apucarana.

Lerner entra na campanha para apresentar aos paranaenses as propostas de Beto Richa para o Paraná. Para o governador, a população precisa conhecer a diferença entre um candidato que tem um projeto sério e aqueles que têm promessas demagógicas e vazias. “Eles brincam com a população, prometendo leite e distribuindo calcinhas nos comícios. Isso é a atitude de um candidato a governador? É um desrespeito a todos os paranaenses. Vou trabalhar como nunca para evitar que esse tipo de gente governe o Paraná. Eles já provaram que são incompetentes”, critica Lerner.

Nas visitas aos municípios, Lerner e Beto vão apresentar propostas e explicar quais projetos serão mantidos. “Vou dar continuidade a tudo aquilo que beneficia e é aprovado pelos paranaenses. Mas novas idéias serão colocadas em prática, sempre com muita responsabilidade e criatividade”, explica o candidato da Coligação Paraná de Todos Nós – Vote Beto Richa Governador 45.

Apoio

A candidatura de Beto Richa também terá o reforço da primeira-dama Fani Lerner, que ao lado de Fernanda Richa, mulher de Beto, percorre seis municípios das regiões Norte, Noroeste e Norte Pioneiro. Amanhã elas encontram-se com lideranças políticas e comunitárias em Siqueira Campos, Quatiguá, Cornélio Procópio, Londrina, Apucarana e Maringá.

Voltar ao topo