Justiça Federal assina convênio com o Coep

O juiz federal e vice-diretor do foro da Seção Judiciária do Paraná, João Pedro Gebran Neto, assinou quinta-feira convênio que institui a cooperação entre o Voluntariado da Justiça Federal/PR e o Comitê de Entidades Públicas e Privadas no Combate à Fome e Pela Vida – Coep. A solenidade aconteceu no auditório dos Correios, na presença do presidente nacional do Coep, André Spitz, e da secretária executiva do Comitê, Conceição Contim.

A parceria permitirá que a Justiça Federal realize trabalhos em cooperação com o Coep, instruindo e promovendo intercâmbios de voluntários, bem como cursos de capacitação e também criando parcerias assistenciais nas campanhas de arrecadação de agasalhos e alimentos.

A importância do convênio foi ressaltada pelo presidente do Comitê. “Nós temos um compromisso com a construção do país. Fico muito feliz pelo encontro da Justiça com o Coep, porque nossa luta é pela cidadania, e a cidadania também é feita de justiça”, afirmou Spitz, após a assinatura do documento. Para o juiz Gebran Neto, “a parceria abre a possibilidade de inserir as famílias atendidas pela Justiça Federal (dos funcionários de limpeza e vigilância da Instituição) em outros programas e cursos de capacitação”. Outro grande benefício do convênio será o aprendizado para a Justiça Federal. “O nosso programa de voluntariado, por ser ainda incipiente, tem muito a aprender com uma entidade séria e experiente como o Coep”, avaliou.

O Coep foi criado em 1993, em intensa mobilização da sociedade civil, liderada pelo sociólogo Herbert de Souza -o Betinho, frente ao quadro de pobreza instalado no País. Reunindo cerca de 700 entidades distribuídas em 27 comitês estaduais, incluindo organizações públicas e privadas, o Coep constitui uma grande rede de mobilização social.

Voltar ao topo