Juiz suspende site e ameaça com prisão

O juiz da 18.ª Vara Civel de Curitiba, Carlos Eduardo Andersen Espínola, estipulou prazo de vinte e quatro horas para que o site GazetadeNovo exclua todas as matérias sobre a fazenda pertencente ao senador Osmar Dias (PDT) no Tocantins. O presidente da Associação Nacional do Patrimônio Público, da Cidadania e do Consumidor, Guilhobel Camargo, foi intimado ontem a cumprir a decisão no prazo de vinte e quatro horas, que vence hoje às 14 horas, sob pena de ser preso em flagrante e responder a inquérito policial.

A ação foi movida pela assessoria jurídica do senador Osmar Dias, que se sentiu ofendido com os questionamentos feitos por Camargo sobre a aquisição da propriedade. Camargo disse ontem a O Estado que prefere ser preso a abrir mão da liberdade de imprensa. Em carta encaminhada ao juiz, Camargo disse que respeita a Justiça, mas que não se pode restringir a imprensa quando está a serviço da verdade. ?A liberdade de imprensa vale mais que a minha liberdade pessoal?, disse o presidente do site. Ele informou que, além de não retirar as matérias do site, irá repetir a reportagem ?Senador, Fazendeiro e Milionário?, que motivou a ação de Osmar.

Ele explicou que, na série de matérias que produziu e divulgou sobre a fazenda do senador, em nenhum momento acusou o pedetista de desonestidade. ?O que fizemos foi pedir explicações sobre a compra de uma área que, pela tabela do Incra, vale R$ 13 milhões e foi adquirida por R$ 2,5 milhões?, disse Camargo.

Ele afirmou que irá repetir a matéria, não para questionar a decisão judicial, mas para que o senador tenha a oportunidade de responder aos questionamentos levantados nas reportagens.  

Voltar ao topo