José Serra tem larga vantagem entre eleitores do Paraná

Pesquisa encomendada pelo presidente da Assembléia Legislativa e vice-presidente estadual do PSDB, Hermas Brandão, mostra que o prefeito de São Paulo, José Serra, tem larga vantagem sobre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entre os eleitores paranaenses na sucessão presidencial de 2006. Serra obteve 46% das intenções de votos contra 22% de Lula, na pesquisa estimulada realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas, que ouviu 4.050 eleitores em 90 municípios do estado, entre os dias 2 e 11 de dezembro.

Em 2002, o presidente Lula ganhou a eleição no Paraná com 59,22% dos votos, contra 40,78% dos votos de Serra. A situação do presidente da República melhora um pouco na pesquisa espontânea, que tem 59% de indefinidos. Neste caso, Lula tem 15% das intenções de votos, contra 12% de Serra e 2% de Alckmin. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso é citado na pesquisa espontânea com 12%.

Em uma segunda simulação, agora estimulada, quando o adversário de Lula é o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, os tucanos perdem posições. Lula aparece com 25% das intenções de votos e Alckmin com 18%. O pré-candidato do PMDB, Anthony Garotinho, fica em terceiro lugar nos dois cenários, mas cresce quando o candidato tucano é Alckmin. Garotinho tem 9% dos votos, se o candidato do PSDB é Serra. Na hipótese de o governador de São Paulo ser indicado candidato, Garotinho sobe para 17,53%.

Avaliação

Conforme a sondagem, a administração de Lula também está em baixa entre o eleitorado paranaense. Lula tem 60% de desaprovação contra 35% de indicações que abonam seu desempenho no governo.

Os tucanos também pediram uma sondagem sobre as administrações estadual e de Curitiba. O desempenho do governador Roberto Requião (PMDB) é aprovado por 60% dos eleitores. Outros 34% não gostam da administração do peemedebista e 6% não responderam à pesquisa.

O levantamento aponta que a aprovação do prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB) é de 67%. Outros 24% desaprovam sua gestão e 8% não emitiram opinião. (EC)

Voltar ao topo