José Jorge diz que PPS é o palanque de Alckmin no Paraná

O senador José Jorge (PFL-PE), candidato a vice-presidente da República na chapa de Geraldo Alckmin (PSDB), afirmou ontem que o candidato à sucessão estadual Rubens Bueno (PPS) deverá ter prioridade na agenda de visita de Alckmin, que estará em Curitiba no próximo dia 17. O palanque de Bueno é a única alternativa que restou para o candidato tucano no Paraná, além da candidatura de Álvaro Dias ao Senado.  

O senador disse também que vai colaborar para que a vinda de Alckmin tenha a participação de todas as lideranças políticas que quiserem apoiar a candidatura de Alckmin no Estado. ?É bom quando tem muita gente dando apoio político, como está ocorrendo no Paraná.?, disse. Segundo José Jorge, ele esteve ontem em Curitiba para cumprir dois compromissos: realizar uma visita ao diretório estadual do PFL, já que há candidato ao governo do Estado numa coligação com seu partido; e para uma palestra na abertura do I Fórum da Liberdade do Paraná. O evento termina hoje e está sendo promovido pelo Sistema Fiep, através da Universidade da Indústria (Unindus), e pelo Instituto de Estudos Empresariais (IEE) do Rio Grande do Sul, que realiza o Fórum da Liberdade há 19 anos em Porto Alegre.

Bueno afirmou que pretende fazer a campanha de Alckmin no Paraná com ou sem outros palanques que o candidato tucano possa ter. ?O que vier somar, que venha. Será bem-vindo?, disse.

Agenda

Segundo a assessoria da coordenação da campanha de Alckmin no Paraná, a agenda do candidato à presidência pelo PSDB em sua visita a Curitiba está praticamente fechada. Alckmin deve se reunir com empresários e lideranças políticas de vários partidos num almoço às 13h, no Paraná Clube. A intenção de Beto Richa, divulgou a assessoria do PSDB, é de tentar reunir todas as forças políticas possíveis, o que incluiria também segmentos do PMDB.

Alckmin irá ainda à inauguração de seu Comitê Regional – que foi organizado pelo coordenador da campanha tucana à presidência, o prefeito Beto Richa – e depois visitará o comitê de Rubens Bueno. Além disso, está agendada uma visita de cortesia ao senador Osmar Dias (PDT), que também é candidato ao governo do Estado. Outros eventos poderão ocorrer, como uma caminhada pela Boca Maldita e visitas a algumas empresas.

Horário Eleitoral

A respeito das dificuldades que Alckmin teve em pesquisas recentes, José Jorge avaliou que é muito cedo para se confiar nelas. Segundo ele, enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é conhecido por 75% do eleitorado, Alckmin é conhecido por 24% da população e a candidata do PSOL, Heloísa Helena, por 14%. ?Normalmente as pessoas gostam de votar em quem conhecem bem. Com o início do horário eleitoral gratuito amanhã, em três semanas estaremos conhecidos pela população.?

O senador avalia que quando há candidatos desconhecidos, como o que está ocorrendo nestas eleições, é mais fácil que haja mudança nas intenções de votos. De acordo com José Jorge, é uma situação bem diferente da que ocorre quando são dois candidatos bem conhecidos e com um longo histórico de disputas em eleições majoritárias.

Para ele, somente após este período de três semanas é que se poderá conseguir uma avaliação mais fiel do eleitorado. ?Por enquanto é desigual. O presidente Lula está superexposto na mídia?, disse o senador, confiante que com uma presença mais igualitária nos meios de comunicação o quadro eleitoral pode mudar. 

Voltar ao topo