INSS suspende nomeação da Gerência Executiva

Nomeação só vai ocorrer depois de concluída a apuração dos indícios de fraude.

O ministro da Previdência Social, Ricardo Berzoini, suspendeu a nomeação da Gerência Executiva do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Curitiba, enquanto a apuração dos indícios de fraude não for concluída. A informação foi divulgada ontem em nota aos servidores do INSS do Paraná. Segundo a nota, “permanece à frente da gerência servidor já designado para responder pela mesma.”

O cargo era ocupado por Laura Cristina Bianco da Costa, exonerada na última segunda-feira pelo próprio ministro, juntamente com outros cinco funcionários. Paulo Vicente de Jorge foi designado como novo gerente-executivo, até que as apurações sejam concluídas. Laura concorre ao cargo juntamente com outros 11 servidores e já estaria na lista quíntupla.

“É importante ressaltar que todas as pessoas exoneradas de seus cargos não podem nem devem ser consideradas culpadas até que se conclua o processo de apuração. Do mesmo modo, os que não tiverem responsabilidade por irregularidades não terão qualquer impedimento de voltar a exercer cargos de confiança”, traz a nota, que informa ainda que “todo e qualquer indício de irregularidade será apurado”, e que o ministério está acompanhando a apuração “com isenção, transparência e respeito à instituição e aos servidores.”

Agilidade

Ontem de manhã, auditores fiscais da Previdência Social se reuniram com o ministro Ricardo Berzoini e solicitaram que a investigação do suposto esquema de fraude no Paraná – envolvendo dez empresas do Estado e um rombo de R$ 24 milhões, podendo chegar a R$ 168 milhões – seja agilizada, para amenizar o mais rápido possível a situação dos funcionários exonerados. Para eles, o governo federal agiu com precipitação ao exonerar os servidores suspeitos de praticar fraudes no INSS.

Desde segunda-feira, oito funcionários já foram destituídos de seus cargos: além de Laura Cristina Bianco da Costa, também Haroldo José Tosin, João Elio Graciolli, Mário Celso Freitas Rodrigues, Edimar Rodrigues Shintcovsk, Laura Cristina Bianco da Costa e Sérgio Gavassi Bilotta, todos exonerados na segunda-feira. Na quinta-feira, foram exonerados ainda Renato Chipansky, chefe da área de Logística, e sua substituta imediata, Elisete Araújo Eduardo.

Voltar ao topo