Indio participa de lançamento da campanha de Lupion

Nesta campanha eleitoral, as intrigas e desavenças internas dos partidos que formam as coligações para a disputa ao governo não são exclusivas deste ou daquele candidato.

Assim como o senador Osmar Dias (PDT) fica no fio da navalha para conciliar as agendas entre os agora inimigos entre si, governador Orlando Pessuti e o candidato ao Senado, o ex-prefeito de Curitiba Beto Richa (PSDB) também tem que fazer algumas acrobacias para escapar aos constrangimentos eleitorais.

O candidato tucano ao governo não incluiu na sua agenda um encontro com o candidato a vice-presidente na chapa de José Serra (PSDB), o deputado Indio da Costa (DEM), que vem ao Estado amanhã para participar do lançamento das candidaturas do deputado federal Abelardo Lupion à reeleição e de Pedro Lupion, para deputado estadual. O vice de Serra vai a Jacarezinho para a atividade de campanha de Lupion.

Lupion é dissidente no DEM e apoia a candidatura de Osmar Dias para o governo do Estado, embora o partido faça parte da coligação que apoia Beto Richa. Lupion até se licenciou da presidência do partido no Estado para exercer sua posição livremente.

Enquanto o vice de Serra estará no Paraná, Beto tem agenda em Telêmaco Borba, Siqueira Campos, Cornélio Procópio e Castro. Nesta data, Beto não teria condições de “casar” sua agenda com a de Indio da Costa, informou a assessoria.

O deputado federal Eduardo Sciarra, integrante da direção nacional do DEM, disse que se trata de um evento de Abelardo Lupion e que a aliança estadual estará representada pelo deputado federal Gustavo Fruet (PSDB), candidato ao Senado. Gustavo tem o apoio de Lupion. “Tanto o Gustavo como o Lupion vão pedir votos para o Serra”, comentou.

Solitário

As peculiaridades eleitorais do Paraná também alcançam o candidato tucano à presidência da República. Toda a vez que vier a Curitiba e fizer agenda com Beto Richa, o tucano não pode ter a companhia do senador Alvaro Dias, que quase foi seu candidato a vice-presidente da República – e que antes disso também postulou a candidatura ao governo do Estado, preterida pelo partido em favor do ex-prefeito de Curitiba.

É que Alvaro já avisou que não participa daquelas atividades da campanha de Serra no Paraná em que Beto esteja no palanque. Para Alvaro, a questão é familiar e não política, nesse caso. Seu irmão, o senador Osmar Dias, também é candidato ao governo e Alvaro decidiu ficar neutro na disputa estadual.

Alvaro que está atuando na campanha de Serra em outros estados ainda não esteve com o tucano em nenhuma de suas visitas ao Paraná. Serra tem duas novas visitas sendo programadas ao Estado.

Ele será o próximo convidado da Federação das Indústrias do Estado (Fiep) para um debate com os empresários, do qual já participaram as candidatas Marina Silva (PV) e Dilma Rousseff (PT). O debate ainda não tem data definida. Sciarra informou ainda que Serra deverá vir também para a região Oeste do Paraná, acompanhar a colheita do trigo.