Hermas Brandão assume cargo de governador do Paraná

O presidente da Assembléia Legislativa do Estado, deputado Hermas Brandão, assumiu nesta segunda-feira (04) o cargo de governador do Paraná. A solenidade de posse, realizada no Palácio Iguaçu, reuniu aproximadamente 400 pessoas. Hermas Brandão afirmou que vai dar continuidade às ações de governo em razão da importante parceria estabelecida entre os poderes Legislativo e Executivo nos últimos três anos e meio, base para a aprovação de projetos sociais relevantes, como o plano de cargos e salários dos professores e a criação de uma universidade no Norte Pioneiro, unindo as faculdades de Jacarezinho, Bandeirantes de Cornélio Procópio. ?É uma honra ser governador e saberei reconhecer esse ato?, garantiu.

O governador em exercício disse também que deve visitar de oito a dez cidades por dia a partir da semana que vem, inaugurando obras realizadas pelo Estado. Ele ainda anunciou que deixará a vida política quando entregar o cargo de governador. ?Tenho certeza que cumpri minha obrigação como cidadão, como homem público, irei, quando deixar o governo, me dedicar exclusivamente a atividades particulares?, afirmou Brandão.

O termo de posse do governador em exercício Hermas Brandão foi lido pelo secretário-chefe da Casa Civil Rafael Iatauro. Também faziam parte da mesa o procurador de Justiça Milton Riquelme de Macedo, o desembargador Moacir Guimarães, representando o presidente do Tribunal de Justiça, o procurador geral do Estado Sergio Botto de Lacerda, o prefeito de Curitiba Beto Richa, o vice-prefeito Luciano Ducci, e o vereador Jair Cezar, representando a Câmara Municipal de Curitiba.

A solenidade foi assistira por personalidades da política paranaense, como o ex-governador João Elísio Ferraz de Campos, o ex-ministro da Saúde Luiz Carlos Borges da Silveira, o prefeito de Curitiba, Beto Richa, o presidente da Itaipu, Jorge Samek, e o presidente do PT estadual, André Vargas. Também compareceram secretários de Estado, deputados, vereadores e outras lideranças políticas.

Fortalecimento

O prefeito de Curitiba, Beto Richa, disse que a posse de Hermas Brandão ?fortalece e sacramenta? a parceria que o Governo do Estado vem mantendo com os municípios desde o início do atual mandato, com a liberação de recursos e construção de obras que têm melhorado a qualidade de vida da população paranaense.

Em sua opinião, a posse como governador do Estado é uma justa homenagem a Hermas Brandão, que ?vê coroada de êxito toda sua trajetória política, desde sua passagem pela Prefeitura de Andirá, passado pelos vários mandatos que exerceu na Assembléia Legislativa e, agora, como governador. Portanto, uma trajetória marcante e brilhante?.

A esposa do governador em exercício Hermas Brandão, Ana Maria Martins Brandão, declarou que a solenidade de posse é o momento mais importante da trajetória política de Hermas Brandão. ?Por sinal uma trajetória muito bonita. Me sinto feliz em fazer parte dela. Aliás, toda a família está feliz porque este momento representa o ápice de sua vida política?, disse.

Carreira 

Empresário do setor agropecuário e serventuário da Justiça, Hermas Eurides Brandão nasceu em 5 de maio de 1943, filho de Eurides e Ercília Fioravante Brandão. Ele tem três filhos e dois netos. Formou-se em Direito pela Faculdade Brasileira de Ciências Jurídicas do Rio de Janeiro.

O governador em exercício ingressou na vida pública em 1976, ao se eleger prefeito de Andirá e fez uma gestão considerada inovadora, assentada em programas de promoção social, obras de infra-estrutura e atração de investimentos capazes de gerar trabalho e renda. Incentivado por lideranças regionais, disputou seu primeiro mandato de deputado elegendo-se com votação histórica.

Sua atuação parlamentar foi marcada pela luta em favor do Norte Pioneiro, da agricultura e da pecuária. Reelegeu-se para sucessivos mandatos em 1986, 1990, 1994 e 1998, sempre com votações expressivas. Ao longo desse tempo, integrou e presidiu várias comissões permanentes da Assembléia, inclusive a Comissão de Organização dos Poderes durante a Constituinte Estadual.Também exerceu as funções de vice-presidente e 1º secretário da Mesa Executiva.

Entre 1995 e 1998, ocupou a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, implantando programas de interesse da agropecuária, como a distribuição gratuita de calcário para correção de solos e ampliação da produtividade em todo o Paraná, o estímulo ao plantio do café adensado e a volta ao plantio do algodão, o plano de erradicação da febre aftosa e a criação e execução do programa Paraná 12 Meses, com o objetivo de ofertar crédito a fundo perdido e serviços essenciais para combater a pobreza no campo.

No final de 2000, foi eleito presidente da Assembléia Legislativa. Tomou posse em fevereiro do ano seguinte, iniciando uma gestão marcada pela apreciação recorde de projetos de lei e pela busca de um contato mais amplo do Poder Legislativo com a população. Nesse período apresentou projetos de grande repercussão na vida social e econômica do Estado, como a criação do Fundo Estadual da Cultura e a Lei ?Hermas Brandão?, que alterou as regras de cobrança do ICMS para a atividade agropecuária e colocou o setor em condições de igualdade na competição com outros estados produtores, atraindo novos investimentos e gerando trabalho e renda em todo o interior do Paraná. Também foi o autor da Lei da Indústria Moveleira, que promove benefícios fiscais para o setor.

Voltar ao topo