Hélio Bicudo manifesta apoio a Edésio Passos

O vice-prefeito de São Paulo Hélio Bicudo (PT) esteve ontem em Curitiba para participar da inauguração do comitê jurídico do candidato ao Senado Edésio Passos. “Fomos colegas no Congresso Nacional, trabalhamos juntos a favor do impeachment de Collor e dos deputados anões do orçamento”, lembra Bicudo. Por esta proximidade entre eles, o vice-prefeito resolveu prestar assistência jurídica ao comitê.

Jurista, Hélio Bicudo é ex-presidente da Comissão de Direitos da Organização dos Estados Americanos (OEA), e ex-deputado federal por dois mandatos (88 a 94). Ele ficou conhecido pela sua luta contra o esquadrão da morte, quando foi promotor de justiça em São Paulo, durante a ditadura militar. Eleito deputado federal apresentou propostas polêmicas, como a extinção da justiça militar e a unificação das polícias civil e militar. Por questões morais, resolveu não tentar sua terceira reeleição ao Congresso Nacional, e aceitou sair como vice de Marta Suplicy à Prefeitura. “Fiz dois mandatos na Câmara e acredito que mandato de deputado não deve se converter em meio de vida, senão você acaba se profissionalizando”, opina.

Bicudo afirma que apesar das denúncias feitas contra parlamentares, as irregularidades continuam acontecendo. “Pelo que tenho lido os níveis estão em declive de 91 até agora. Não vejo uma reação positiva no sentido de bem servir a população”. No entanto ele afirma não ter se frustrado durante o período em atuou como deputado federal. “Eu fazia parte de um partido que não compunha a maioria, então sabia das limitações”, diz. Crítico com a situação atual, o vice-prefeito define o que há de errado na política. “Falta ética”.

Sobre a administração petista em São Paulo, Hélio Bicudo afirma aprovar o trabalho da prefeita. “Vejo a administração da Marta como altamente positiva. Ele encontrou um legado difícil de ser administrado, com um dívida enorme e um orçamento baixo. Infelizmente os limites impostos à administração não encontram margem de trabalho que gostaríamos de ter”, conta. “Do ponto de vista social a Prefeitura tem feito ações com ganhos positivos, como a diminuição da criminalidade e um aumento na arrecadação”.

Comitê

Advogado da Justiça do Trabalho desde 1961, Edésio Passos inaugurou ontem seu comitê jurídico para poder continuar desenvolvendo seu trabalho nesta área. “Vamos congregar operadores de direito, como advogados, estudantes e funcionários da justiça, e estabelecer metas específicas no campo do direito e o aperfeiçoamento da lei”, explica. “O Hélio Bicudo tem qualidades importantes como jurista e poderá ajudar nos assessorando”.

Deputado federal de 91 a 94, e um dos fundadores do PT no Paraná, esta é a primeira vez que Passos concorre ao Senado. “Esta campanha é muito complexa porque a população tem dificuldade em entender o que faz e para que serve um senador. Segundo pesquisas internas do PT, as pessoas escolhem o candidato ao Senado por último, cerca de 70% ainda não sabem em quem votar”. Baseado neste fato, Passos já percorreu o Estado por duas vezes, para mostrar aos eleitores suas propostas, além de explicar a função de um senador.

Voltar ao topo