enkontra.com
Fechar busca

Política

Só em 2022

Governo adia por quatro anos mudança da CNH para ‘plástico’

Contran resolveu adiar mudança no formato da CNH, que passará a ser de plástico e com chip e QR Code, para 2022

  • Por Renyere Trovão - Gazeta do Povo
Foto: Divulgação/Contran
Foto: Divulgação/Contran

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) resolveu adiar a mudança no formato da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O documento, que passará a ser de plástico e contará com chip e QR Code para oferecer maior segurança e rapidez na identificação, entrará em vigor em 2022.

A alteração no documento estava programada para começar no início de 2019. Segundo o Contran, os quatro anos a mais são necessários para adequar as versões digitais da CNH e do certificado de registro e licenciamento de veículo (CRLV) à nova carteira.

Conforme a resolução 718 de 2017, o cartão inteligente, como é chamado pelo Contran, terá o formato de um cartão de débito/crédito. Ele reunirá dados cadastrais do motorista tanto na parte impressa quanto na memória digital, contidos no chip e por meio da gravação a laser.

Unirá dados biométricos e cadastrais que possam ser lidos digitalmente por smartphones dotados de aplicativos desenvolvidos para agentes de trânsito, o que  praticamente elimina as possibilidades de fraude.

O QR Code, presente também na atua CNH de papel, permitirá a emissão da opção digital do documento.

Com a mudança, a carteira do motorista terá diversas funções, como conter o histórico de infrações do motorista e a impressão digital do condutor.

A novidade possibilitará ainda no futuro ser usada para outras utilidades, como pagamento de pedágio ou transporte público, controle de acesso a prédios públicos, universidades e estacionamentos e identificação biométrica, com cadastro das digitais no chip que permitirá validar a identidade em bancos, serviços públicos, entre outros.

No modelo atual, em papel, é proibida a plastificação, o que torna o documento suscetível ao desgaste do tempo e também ao risco de rasgar.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Ratinho Jr confirma indicação de Daniel Pimentel na presidência da Copel

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar
300

2 Comentários em "Governo adia por quatro anos mudança da CNH para ‘plástico’"


REINALDO  .
REINALDO .
1 mês 12 dias atrás

Será que estes políticos, não tem o que fazer, e usar o seu tempo coisas mais sérias e necessárias ao povo, do que fazerem o gastarem com coisas inúteis. Classe política está pobre e falida

REINALDO  .
REINALDO .
1 mês 12 dias atrás

Será q

wpDiscuz

Últimas Notícias

Mais comentadas