Fim do horário eleitoral no rádio e televisão

Com os programas para presidente e deputados federais, termina hoje a propaganda política no rádio e na televisão. Hoje também é o último dia para a realização de comícios e para a propaganda utilizando carro de som.

Durante dois meses, todos os candidatos às eleições de domingo desfilaram suas propostas pelas ruas e pelos meios de comunicação para tornarem-se conhecidos e merecerem a confiança do eleitor. Ontem foi a vez dos candidatos ao governo do Estado se despedirem.

Daniel Caron
Beto Richa: emoção no último dia.

No último programa, os dois principais candidatos ao governo do Paraná, Beto Richa (PSDB) e Osmar Dias (PDT) deixaram de lado os recentes ataques que dominaram as últimas inserções para uma despedida mais emocionada, agradecendo o eleitor e pedindo o voto de confiança para domingo.

O programa de Beto Richa (PSDB) ainda fez um resumo das principais propostas apresentadas pelo candidato durante a campanha e da carreira do ex-prefeito de Curitiba, destacando o tempo em que foi prefeito da capital e “10 vezes o melhor prefeito do País”.

No depoimento, o tucano disse que o Paraná é um gigante, “principalmente pelas pessoas que vivem nele”, e disse que, por isso, a grande responsabilidade de um governador é criar oportunidades, cuidar das pessoas. Beto citou dois nomes que, segundo ele, servem de inspiração para tal missão: seu pai, ex-governador José Richa e Zilda Arns, tia de seu vice, Flávio Arns (PSDB).

“Chegou a hora desse gigante acordar, de vez e ocupar sua posição no cenário nacional, trocando a briga pelo diálogo, a falsa promessa pela conversa franca e sincera, da forma como foi feito em Curitiba. O Paraná precisa de diálogo, de integração, de inovação e, principalmente, coerência. Precisa de um novo olhar, de uma nova geração”, completou.

O programa de Osmar foi praticamente todo destinado a um depoimento do candidato com agradecimentos, pedidos de voto e de benção a Deus, além de algumas citações ao presidente Lula e à candidata do PT à presidência, Dilma Rousseff.

O pedetista, no entanto, deu sua última alfinetada no adversário: “algumas vezes o debate ficou mais quente, o que é natural, mas nunca desrespeitamos ninguém. O adversário partiu para o ataque, com calúnias e acusações pessoais, desrespeitando não só a mim com ao eleitor. Mas foi importante essa participação do Beto, para que ficasse clara as diferenças”, disse.

O pedetista, que dedicou seu programa “ao operário, ao produtor rural, ao funcionário público, à dona de casa, ao professor e ao estudante”, encerrou seu programa pedindo para que o paranaense “vote com liberdade, sem ódio, sem medo, com o coração”.

Último

Será realizado hoje, a partir das 22h30m, na TV Globo, o último debate entre os candidatos à Presidência da República. Foram convidados Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB), Marina Silva (PV) e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL).