FHC lembra do apoio de Itamar antes de virar ministro

Em entrevista coletiva em seu apartamento na tarde de hoje, na capital paulista, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso lamentou a morte do ex-presidente e senador Itamar Franco (PPS), de 81 anos. Ele morreu na manhã deste sábado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, onde estava internado desde o dia 21 de maio para tratar de leucemia.

FHC ressaltou que o Brasil perde uma figura importante e ética. “Itamar era conhecido por ter um comportamento ético e irretocável”, disse.

Fernando Henrique lembrou que conheceu Itamar ainda no Senado, onde atuou entre 1983 e 1992. Por não serem muito próximos, ficou surpreso quando foi chamado para assumir o Ministério das Relações Exteriores e depois o Ministério da Fazenda.

“Se não fosse o apoio decisivo de Itamar não seria possível fazer o Plano Real. Mesmo quando não estava totalmente convencido de certas medidas, ele sempre apoiou”. FHC disse ainda que deve muito a Itamar porque o apoiou como candidato a presidente.

Fernando Henrique Cardoso disse que não sabe se irá ao enterro de Itamar, pois está muito triste. Nesta semana, ele perdeu o amigo Paulo Renato, ex-ministro da Educação, que morreu no final da noite do último dia 25, vítima de enfarte fulminante.