Eles também querem ser um representante do povo

O uso de nomes pitorescos está sendo uma das estratégias usadas por candidatos a deputado que não têm muitos recursos ou que possuem estreita base eleitoral. As características em comum desses candidatos é a campanha corpo a corpo com os eleitores e a criatividade no uso da propaganda, o que torna o horário eleitoral um pouco mais divertido.

Foi nesse espírito que Mister Bim (PDT) decidiu entrar para a política paranaense. Com o lema, ?Engraçado, porém honesto e eficiente?, o sósia do comediante inglês Rowan Atkinson, Élcio Aparecido Perin, está em campanha para deputado estadual. Nascido em Porecatu, no interior do Estado, Perin, afirmou que está usando a sua imagem e semelhança com o personagem Mr. Bean para angariar votos. As principais bandeiras do candidato, que é taxista, são a de representar os taxistas e de promover o turismo.

?Estou tendo uma resposta muito boa, as pessoas sempre levam o ?santinho?. Mas se vão votar em mim, não sei?, disse. Brincadeiras à parte, Perin afirma que é a favor da política séria. Segundo ele, como não tem pai famoso nem dinheiro, usar a própria imagem foi uma forma de investimento político. Perin está tentando agora conseguir emprestado um carro similar ao de Mr. Bean, para fazer uma carreata pela cidade.

?Bem-vindo ao Clube dos Chatos?, é como atende ao telefone o candidato a deputado federal, Paulo Duarte, que está registrado com o nome de urna O Chato (PSDC). ?O chato é o cidadão que sempre está cobrando do governo que os serviços prestados sejam realizados de forma satisfatória. Por isso eu me entitulei ?O Chato?, explica Duarte. Trabalhador autônomo e líder comunitário da região do Uberaba, Duarte pretende atrair os votos de protesto. ?Não vote nulo, não vote em branco, vote no Chato?, é o bordão de Duarte.

Ele propõe, se eleito, criar um conselho em que participem segmentos da sociedade civil, para levar reivindicações à Câmara Federal. ?O Clube dos Chatos não tem estatuto. Todo aquele que quiser participar, que sentese lesado e que acha que é preciso mudanças, é bem-vindo?, declarou.

Além de ter o objetivo de chamar a atenção, a mudança de nome às vezes é feita também para facilitar a pronúncia. Foi com esse objetivo que Antônio Spezbeuka se tornou Antônio Atleticano (PPS). ?Meu sobrenome é muito difícil de se pronunciar por aqueles que não são poloneses. O segundo motivo é porque se não fizesse a mudança seria mais um no meio da multidão, já que não tenho condições de investir pesado?, explicou.

Antônio Atleticano afirmou que para a sua campanha a deputado estadual está fazendo corpo a corpo com o eleitorado, principalmente no calçadão da Rua XV de Novembro. O candidato lista como principais propostas as relacionadas a cursos profissionalizantes e primeiro emprego para jovens, projetos para o turismo e para a agricultura. Mas Antônio Atleticano não pensa somente no apoio dos fanáticos. Ele avalia que torcedores de outros times de futebol também poderão votar nele. ?Pois os torcedores vão votar em candidatos que têm propostas?, declarou.

Todos os nomes

Garrincha (PDT) também é candidato paranaense, a deputado estadual. Assim como Pé Vermelho (PSDB), Montaldi Pé Vermelho (PTB), Jacaré (PMN), Carneiro (PtdoB), Neori Tigrão (PTB), Zé da Galinha (PtdoB), Pereira Zebra (PSC), Galera (PRTB), Bolota (PSB), Bolacha (PDT), Biscoito (PMN), Tilápia Dandy (PPS), Piska Piska (PPS), entre outros tantos nomes incomuns que tentam a sorte nas urnas em outubro.

Voltar ao topo