Eleição deverá afetar a atuação dos vereadores

Para os vereadores de Curitiba o próximo ano deverá ser dedicado, principalmente, às eleições municipais. Dos 35, dois são pré-candidatos à Prefeitura, e o restante estará disputando a reeleição. Mas além de se preocupar com a campanha, eles terão que dar continuidade aos trabalhos na Câmara, como por exemplo apresentação e votação de projetos e emendas, realização de seminários, conclusão de Comissões Especiais e Parlamentares e aprovação do orçamento.

Segundo o presidente da Casa, vereador João Cláudio Derosso (PSDB), desde o início deste ano já há uma preocupação com a eleição. ?A partir do segundo semestre do próximo ano a eleição será um tema recorrente, porque acredito que todos serão candidatos à reeleição. Mas a partir de agora já há um pensamento na eleição, tudo o que for feito será pensando nela?, opina Derosso.

?O vereador é consciente em relação a seu trabalho, e sabe que tem que analisar os projetos com critério. Haverá discussão e votação normal; o que não deverá acontecer é o bloqueio de pautas, como a operação-tartaruga, para prejudicar o andamento da sessão. O povo sabe o que acontece e cobra?, conta, referindo-se a atitude dos vereadores de oposição que resolveram discutir todas as emendas apresentadas no final do ano, atrasando com isso, o início do recesso.

Ney Leprevost, pré-candidato pelo PP também concorda que a correria começará a partir do segundo semestre. ?Dependendo da pauta da Câmara posso até me afastar entre julho, agosto e setembro por causa da campanha. Mas como todos estarão pensando nas eleições é provável que façamos um acordo, como por exemplo deixar as discussões para o período da manhã?, conta.

Para ele, com as eleições os trabalhos da Casa ficarão mais ágeis. ?O que deverá acontecer é o que eu sempre defendi: que se perca menos tempo com discussões que não têm haver com o legislativo municipal. Além disso, os vereadores vão querer mostrar serviço, e as sessões serão mais produtivas?, acredita.

Embora seu nome tenha sido cogitado para disputar a Prefeitura, João Cláudio Derosso afirma que está pensando na reeleição para vereador. ?Fico contente quando meu nome é lembrado, prova que estou realizando um bom trabalho. Mas o candidato do PSDB hoje é o Beto Richa?, diz. (Fabiane Prohmann)

Voltar ao topo