Escândalo na capital

Derosso entrega documentos ao TCE sobre contratos sob suspeita

O presidente da Câmara Municipal de Curitiba, João Claudio Derosso (PSDB), entregou ao presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Fernando Guimarães, os documentos solicitados para esclarecer os contratos de publicidade autorizados pelo vereador tucano. Os contratos da Câmara Municipal de Curitiba foram questionados pelo Tribunal de Contas, dando origem às denúncias contra Derosso, que agora é alvo de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara Municipal.

Ao apresentar parte da documentação a Guimarães, o vereador informou que há ainda outros comprovantes que estão disponíveis e podem ser consultados diretamente na Câmara. O presidente do TCE disse que irá verificar se haverá necessidade de realizar uma auditoria ou uma tomada de contas extraordinária na Câmara para analisar o restante dos dados.

O procedimento está em fase de instrução no TCE, dedicada à coleta de informações. Guimarães observou que ainda pode requerer novas diligências. “Na próxima semana, vamos verificar se os documentos são suficientes ou se haverá necessidade de mandarmos os técnicos do Tribunal até a Câmara”, afirmou o conselheiro.

Após a conclusão do trabalho, Guimarães disse que será nomeado um relator para se ocupar especificamente da análise da regularidade dos contratos. Não há previsão de apresentação do relatório final, disse o presidente do TC, lembrando que tem a disposição de apressar as conclusões. “A minha disposição é de enfrentarmos o quanto antes o problema”, afirmou.

Os dois contratos que estão na mira do Tribunal de Contas são de 2006 e somam R$ 31,2 milhões, incluindo aditivos autorizados por Derosso. Os questionamentos são desrespeito à Lei de Licitações e prática de nepotismo, pelo fato de uma das duas empresas contratadas para gerir a verba de publicidade da Câmara ter como uma das sócias a esposa de Derosso, Claudia Queiroz.