Deputados paranaenses na lista da mesada

A acusação do presidente nacional do PTB, deputado Roberto Jefferson, atingiu indistintamente todos os deputados federais do PP e PL em todo o país. Entre os alvos do dirigente petebista, que denunciou a existência de um esquema de pagamento de R$ 30 mil mensais para parlamentares votarem a favor do governo na Câmara, estão sete deputados federais paranaenses: quatro do PP – Dilceu Sperafico, José Janene, Nelson Meurer e Ricardo Barros – e outros três do PL – Chico da Princesa, Oliveira Filho e Fernando Giacobo.

Janene, líder da bancada do PP na Câmara, divulgou nota ontem defendendo a bancada federal e anunciando que o partido irá interpelar judicialmente o dirigente do PTB para que comprove suas acusações na Justiça. Janene informou ainda que requereu à corregedoria da Câmara a instauração de processo para apuração dos fatos.

Segundo Janene, os deputados do PP na Comissão de Constituição e Justiça estão sendo orientados a apoiar a proposta de abertura da CPI dos Correios na linha determinada no requerimento, limitando as investigações à denúncia de corrupção nos correios. " O PP reafirma sua posição diante do requerimento de abertura da CPI dos Correios, manifestada pelo deputado Ibrahim Abi-Ackel, quando convidado para relator da matéria, de que há fato determinado, circunscrito aos correios, no pedido inaugural da CPI ", diz a nota assinada por Janene.

Anteontem, o presidente estadual do PL, pastor Oliveira Filho, também divulgou nota afirmando que nenhum integrante do PL paranaense está envolvido com estas irregularidades.

Compra

O deputado federal Florisvaldo "Rosinha" Fier, que junto com a deputada federal Clair Martins foram os dois paranaenses que assinaram o requerimento da CPI, disse que as denúncias feitas por Jefferson atingem principalmente a imagem da Câmara dos Deputados e do tesoureiro nacional do PT, Delúbio Soares, apontado como o autor dos pagamentos.

Rosinha defendeu a abertura de uma outra frente de investigações, desta vez dirigida à compra de votos na Câmara dos Deputados. "Além da denúncia de Jefferson, uma CPI da Compra de Votos deveria investigar supostos pagamentos feitos para deputados mudarem de partido", afirma Dr. Rosinha. "O caso da compra de votos para a emenda que permitiu a reeleição de FHC é um exemplo de caso a ser investigado." "Vamos ver quem de fato tem culpa no cartório", afirmou o deputado. 

Voltar ao topo