Deputado diz que o governo usa máquina para propaganda

O jornal Notícias do Paraná, que traz reportagens do governo Requião, já está impresso e, ao que tudo indica, pronto para ser distribuído. De acordo com o deputado e presidente da Comissão de Comunicação da Assembléia Legislativa, Marcelo Rangel (PPS), cerca de 600 mil exemplares estão guardados na Imprensa Oficial e devidamente etiquetados com os destinatários.  

Os destinatários, segundo o parlamentar, foram escolhidos por meio dos registros da mala direta da Copel. Os jornais possuem matérias dirigidas para cada cidade, como Ponta Grossa, exemplar ao qual a reportagem de O Estado teve acesso. A publicação não possui expediente e nem assinatura de repórteres, apenas editorial assinado pelo governo do Paraná.

As reportagens trazem informações sobre as obras do governo Requião. Segundo o deputado, na Imprensa Oficial sua equipe teve acesso aos exemplares dirigidos para cidades como Cascavel, Londrina, Maringá e Curitiba. Rangel disse que já havia questionado a Secretaria de Comunicação Social do governo do Estado sobre a existência da publicação, bem como sobre a utilização da Copel e da Imprensa Oficial na viabilização do projeto. ?O governo mentiu, pois me passaram a informação de que houve apenas uma experiência em Londrina e Curitiba, mas que não se concretizou. Mas ontem vimos na Imprensa Oficial cerca de 600 mil exemplares, e ainda obtivemos a informação de que mais estariam sendo impressos?, afirmou.

Ontem, Rangel mandou um ofício ao procurador geral de Justiça, Milton Riquelme, solicitando que o Ministério Público Estadual (MP) cobre respostas do governo. Ele quer saber como será feita a distribuição dos jornais, onde aconteceu a impressão, quanto custou ao Estado e quem fez as reportagens. ?Como cidadão, acredito que esteja havendo uma ilegalidade em utilizar o patrimônio público para distribuição do jornal?, disse o deputado. ?Vamos esperar um retorno do MP e, caso não haja resposta, vamos avaliar a situação e estudar as medidas judiciais cabíveis?, disse.

Durante a semana, o secretário especial de Imprensa do governo do Estado, Benedito Pires, confirmou a produção do jornal, mas não repassou informações sobre o envolvimento da Copel (que atende cerca de 3 milhões de paranaenses) e da Imprensa Oficial.

Requião se reelegeu nas últimas eleições por diferença de pouco mais de dez mil votos em relação ao seu adversário, o senador Osmar Dias (PDT). A publicação seria uma das maneiras de recuperar os índices de popularidade do governo, que caíram nos últimos meses. De acordo com pesquisa do Datafolha divulgada no início de janeiro, 30% dos curitibanos afirmaram que não votariam em um candidato indicado pelo governador. Outros 17% afirmaram que votariam. Segundo a pesquisa, a administração de Requião teria aprovação de 48,7% em Curitiba.

Voltar ao topo