Eleição

Debate com Alvaro, Samek e Pessuti na TV Educativa

O vice-governador Orlando Pessuti, pré-candidato do PMDB ao governo, o senador Alvaro Dias, pré-candidato do PSDB ao governo, e o diretor geral da Usina de Itaipu, Jorge Samek, são os convidados do debate que será realizado na TV Educativa amanhã à noite, a partir das 21:30.

O debate foi proposto pelo governador Roberto Requião (PMDB), que afirmou ser necessário reunir as lideranças políticas do Estado para discutir o futuro do Paraná e do Brasil diante da crise econômica mundial.

Requião queria incluir também o senador Osmar Dias (PDT) e o prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), na mesa de debates. Mas os dois apresentaram a justificativa tradicional de que tinham compromissos assumidos anteriormente e recusaram o convite.

O governador lamentou as ausências dos adversários políticos e atacou: “Lamento as recusas, pois seria importante ouvir o que o prefeito de Curitiba e o senador têm a contribuir aos debates sobre o pré-sal, sobre o modelo econômico, sobre a crise financeira mundial. Lamentavelmente, vamos ficar sem saber o que Beto Richa e Osmar Dias pensam a respeito de tudo isso”, provocou o governador, enfatizando que o programa não é um debate de cunho eleitoral.

Participação especial

Samek ainda não se manifestou sobre candidaturas em 2010. Já chegou a ser citado como um dos nomes que o PT poderia lançar à sucessão de Requião, mas preferiu apoiar a indicação do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo.

Mesmo agora quando o ministro aparenta cada vez menos interesse em levar adiante esse projeto, Samek não se apresentou. De acordo com sua assessoria, sua participação no debate de amanhã se deve à sua disponibilidade para fazer o que considera “o bom debate” e também porque não tinha como recusar a “convocação” feita por Requião.

Por enquanto, o PT mantém a indicação da pré-candidatura de Bernardo, mas outros nomes já começam a ser ventilados internamente para a disputa caso o partido não faça a tão almejada aliança com o PDT e PMDB.

Entre estes nomes estão o ex-prefeito de Londrina Nedson Micheleti e a secretária do Ensino Superior, Lygia Pupatto. O debate terá como mediador o jornalista Beto Almeida e está sendo anunciado como o primeiro de uma rodada especial de entrevistas com personalidades de projeção da política, do Paraná e do Brasil.