Cristovam diz que Osmar fará uma revolução no Paraná

O senador Cristovam Buarque (PDT), que foi candidato a presidência da República pelo seu partido no primeiro turno, defendeu, na noite de terça-feira, 17, o projeto para a educação no Paraná do senador Osmar Dias (PDT), candidato ao governo do Estado. ?Osmar Dias vai fazer uma revolução na Educação no Paraná?, assegurou Buarque, que forneceu sugestões para o programa de governo do candidato pedetista.

Cristovam Buarque disse que ?eu não tive oportunidade de fazer esta mudança no Brasil, mas o Paraná terá esta chance, elegendo um homem comprometido com a educação?. Buarque, que além de candidato a presidente foi ministro da Educação e reitor da Universidade  de Brasília, é um dos nomes mais respeitados no país por sua atuação no setor e esteve em Curitiba para participar de encontro com Osmar Dias e cerca de 300 professores e profissionais da educação.

Também estiveram presentes no encontro o presidente do PPS estadual, Rubens Bueno, o deputado estadual reeleito Augustinho Zucchi (PDT) e o professor Wilson Picler. Buarque fez questão de ressaltar o projeto de educação integral e os centros de educação profissionalizante que Osmar pretende implantar de forma gradativa no Estado. ?Esses projetos mudarão a cara do Paraná. Com a educação, damos oportunidade para que as pessoas cresçam com as próprias pernas e ajudem a construir uma sociedade mais justa e fraterna?, declarou.

Osmar explicou que pretende que o projeto de educação integral se torne uma realidade em seu governo, assim como os centros de profissionalização. ?Isso é um conceito moderno de educação. A criança estuda em um turno e tem aulas de arte, esportes e cidadania no contraturno. Para que se transforme em realidade, basta vontade política?, declarou. Osmar encampou o discurso de Buarque e reafirmou que a educação será prioridade em seu governo.

Osmar afirmou que pretende equiparar gradativamente os salários dos professores aos de outros servidores públicos. ?Estabeleço aqui o meu compromisso em equiparar, gradativamente, o salário dos professores ao dos servidores públicos que tenham uma formação similar. É inadmissível o que acontece hoje, onde um professor, que tem graduação, tenha um salário inferior ao de outros servidores que têm o mesmo grau de instrução?, disse.

Osmar afirmou também que outro projeto que pretende implantar é o dos cursinhos pré-vestibulares gratuitos, para os alunos de baixa renda. Os curso, segundo o senador, irão permitir aos alunos de escolas públicas disputar vestibulares em condições de igualdade com os alunos da rede privada. ?Para isso usaremos a estrutura das escolas públicas e também as universidades?, afirmou. 

Voltar ao topo