Começa operação de segurança na eleição em Londrina

A Secretaria da Segurança Pública deu início na manhã deste sábado (28) à Operação Eleição 3º Turno em Londrina. A partir das sete horas da manhã, o Tribunal Regional Eleitoral começou a distribuição das urnas eletrônicas em todos os locais de votação para definir o novo prefeito da cidade. Ao todo são cem locais na cidade. O secretário da Segurança Pública do Paraná, Luiz Fernando Delazari, está na cidade para acompanhar pessoalmente as ações da polícia e participou de uma coletiva de imprensa para explicar todo o esquema de segurança para a cidade.

“Queremos garantir segurança dos eleitores e dos funcionários que estão trabalhando no pleito. Diversas são as circunstâncias que dificultam o cidadão a exercitar seu direito de voto. Queremos evitar que a legislação eleitoral seja burlada, com a realização de propaganda proibida, o aliciamento de eleitores ou a venda de bebidas alcoólicas durante o período determinado de prevalência da lei seca”, disse Delazari.

Durante este sábado a Polícia Militar acompanhou a entrega e a instalação das urnas nas seções eleitorais pelos funcionários da Justiça Eleitoral. Com isso, a Secretaria garante a segurança no processo para a eleição do prefeito.

“Este esquema de policiamento para o dia das eleições é montado de maneira coordenada com o Tribunal Regional Eleitoral. Um grande efetivo da polícia está nas ruas para dar tranqüilidade aos eleitores. A exemplo das outras eleições, tudo deve transcorrer dentro da mais absoluta normalidade”, afirmou Luiz Fernando Delazari.

Fiscalização

A operação para a eleição municipal de Londrina, iniciada na manhã deste sábado, só vai terminar na noite de domingo (30), podendo se estender pela madrugada de segunda-feira (31), dependendo da movimentação após o término da eleição.

Durante a madrugada de domingo, serão feitas rondas para tentar localizar pessoas que tentem jogar nas ruas santinhos ou cometer outros crimes eleitorais. Para a atividade de guarda dos locais de votação foram providenciadas viaturas ou duplas de motocicletas, sem o comprometimento das atividades de policiamento de rotina da cidade de Londrina.

Participarão da ação de policiamento para a eleição a Companhia de Trânsito, Polícia de Choque, Copom, Rotam, Patrulha Escolar e outras unidades da PM. Os presos por crime eleitoral serão encaminhados para o Ginásio do Moringão, onde funcionará um sistema integrado entre a Polícia Militar, Polícia Federal e os funcionários da Justiça Eleitoral.

“O 5º BPM desenvolverá ações e operações policiais militares de preservação da ordem pública em toda a sua área de responsabilidade, orientando, prevenindo ou reprimindo quaisquer ações, atos ou fatos que possam colocar em risco a tranqüilidade, a paz, a segurança pública e o regular funcionamento dos poderes constituídos no transcorrer da Eleição suplementar 2009”, disse o comandante do Batalhão de Londrina, tenente coronel Cesar Vinícius Kogut.

Lei seca

A resolução que estabelece a Lei Seca na cidade de Londrina foi assinada pelo secretário Delazari. Ficou definido que está proibida a venda e fornecimento de bebidas alcoólicas entre a zero hora do dia 29 até a zero hora do dia 30 de março. Durante o horário de proibição, as pessoas que forem flagradas vendendo bebidas estarão sujeitas a assinar termo circunstanciado de infração penal e um juiz definirá a pena para cada caso.