Sucessão

Clima tenso entre tucanos do Paraná

O clima está tenso no PSDB do Paraná. Às vésperas da reunião da próxima segunda-feira, quando o diretório deve indicar o pré-candidato do partido ao governo, o presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra, reuniu em São Paulo os dois postulantes à candidatura, o prefeito de Curitiba, Beto Richa, e o senador Alvaro Dias.

Horas depois de encerrada a reunião, foi divulgada em Curitiba uma pesquisa de intenções de votos, realizada pelo Instituto Vox Populi, apontando a liderança de Alvaro na preferência do eleitor para a sucessão estadual.

A pesquisa, encomendada pela Editora Gazeta do Paraná, projeta um confronto entre o senador Alvaro Dias e o irmão, o senador Osmar Dias, pré-candidato do PDT ao governo.

Neste cenário, Alvaro tem 42% das intenções de votos, contra 27% de Osmar, o segundo colocado. O vice-governador Orlando Pessuti (PMDB) obteve 7% das indicações.

Quando o candidato do PSDB é o prefeito Beto Richa, Osmar se mantém na segunda posição, mas sobe para 31%, contra 38% do prefeito tucano. Pessuti mantém 7% das preferências.

O instituto também ouviu os eleitores sobre quem seria o melhor candidato do PSDB ao governo. Alvaro é o preferido por 46% dos entrevistados contra 35% de Beto Richa.

Alvaro tem 29% das preferências em Curitiba enquanto o prefeito obtém 51% na capital. A situação se inverte no interior do Estado, quando 52% apontam Alvaro como o melhor candidato do PSDB, contra 29% de Beto.

A pesquisa, conforme o registro do Tribunal Regional Eleitoral, foi realizada entre 29 de janeiro e 1 de fevereiro, com 1.200 entrevistados, em todo o Estado. Do total de entrevistas, 400 foram feitas em Curitiba, 200 nos municípios da Região Metropolitana da capital e 600 no interior.

Expectativa

O encontro com Guerra, sobre o qual Alvaro não se pronunciou, e os números da pesquisa aumentaram a expectativa sobre o resultado da reunião de segunda-feira, quando estava sendo dada como certa a aprovação do nome do prefeito como pré-candidato do partido.

Beto tem a preferência da maioria dos 45 integrantes do diretório, que foram convocados para decidir entre o prefeito e o senador como o nome que o partido vai trabalhar para concorrer ao governo.

Na saída da reunião com Alvaro e Guerra, Beto revelou que ficou marcado um novo encontro com o presidente nacional do partido para a próxima semana. “Estamos tentando o entendimento para que ninguém se sinta melindrado. O que ficou combinado é que semana que vem voltamos a conversar para chegar a um entendimento. Tanto eu quanto o senador Alvaro temos uma posição favorável nas pesquisas, o que prova que o PSDB tem duas candidaturas boas”, afirmou Beto.

Ele disse que não acredita em racha no partido, independente de quem for escolhido candidato ao governo. “Antes de tudo, é importante frisar que não interessa a ninguém do PSDB que haja qualquer tipo de racha no partido. Não queremos vencidos ou vencedores no PSDB. O partido tem que caminhar unido e fortalecido. O partido tem grandes chances de vencer as eleições”, afirmou o prefeito.