CGU aponta irregularidades em Sabáudia

Uma equipe de analistas da Controladoria Geral da União confirmou o uso de uma inusitada forma de fraudar licitação realizada com recurso público federal. Praticada pela Prefeitura de Sabáudia e comunicada à CGU pelo Ministério Público do Estado, a fraude ficou evidenciada após se constatar que os atos administrativos relativos a uma licitação para compra de medicamentos, e de divulgação obrigatória, tinham sido publicados pelo jornal Gazeta da Cidade apenas nos exemplares entregues à Prefeitura, para efeito de composição do processo.

Nos exemplares que efetivamente circularam na região, os espaços ocupados pela portaria de designação dos membros da comissão de licitação e pelo próprio edital do certame foram ocupados por outras matérias de cunho jornalístico. A denúncia foi encaminhada ao Ministério Público do Paraná por um funcionário da Prefeitura de Sabáudia.

Após receber cópias de peças do inquérito civil, encaminhadas pelo promotor Luís Marcelo Bernardes, da Comarca de Arapongas (à qual está vinculado o município de Sabáudia), o ministro do Controle e da Transparência, Waldir Pires, determinou o envio de uma equipe da Controladoria-Geral da União ao município.

Voltar ao topo