Caso Itaipu: presos devem depor hoje

O ex-funcionário de Itaipu preso anteontem no Aeroporto Afonso Pena, Laércio Pedroso, e outras cinco pessoas detidas devem depor hoje na sede da Polícia Federal (PF) em Curitiba. Pedroso é acusado de chefiar uma quadrilha que lesava empresas do setor elétrico – Itaipu, Furnas, Eletrosul e Eletronorte.

Os depoimentos deverão acontecer de manhã até a noite de hoje. O delegado da Polícia Federal Fernando Francischini e outros membros da PF analisaram até a noite de ontem os documentos apreendidos numa mala de Pedroso, que seria entregue ao chefe de gabinete do deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), Amauri Martins Escudero. A "Operação Castores" da PF cumpriu anteontem seis mandados de prisão temporária e 22 de busca e apreensão em Curitiba, Foz do Iguaçu, São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis e Brasília.

Além de Pedroso, segundo a Polícia Federal, vão depor também o seu sócio na empresa de consultoria CAA (Consultores, Assessores Associados), Luís Geraldo Tourinho Costa; o diretor da Della Volpe, José Della Volpe, que seria o responsável por protocolar o pedido dos possíveis resíduos contratuais a serem pagos; Luís Carlos Dias da Silveira Franco, que seria quem intermediava reuniões entre Laércio e as empresas; Osvaldo Panzarini, que representaria consórcios de empresas multinacionais, e o assessor do senador Valdir Raupp (PMDB-RO), José Roberto Paquier.

Voltar ao topo