Candidatos apresentam suas propostas para o litoral

Termina hoje a série Raio-X do Litoral, que apresentou em seis reportagens, um panorama de itens fundamentais para o desenvolvimento da região, escolhidos após entrevistas e viagens às praias e balneários, e que segundo a própria população são os que mais carecem de atenção: segurança, imóveis e invasões, infra-estrutura, meio ambiente, balneabilidade e aspectos econômicos. Hoje a série mostra as propostas para o litoral dos quatro principais candidatos ao governo do Paraná, conforme apontam as pesquisas de opinião pública. O Estado procurou a assessoria dos candidatos há um mês. Osmar Dias e Rubens Bueno optaram por conversar com a reportagem pessoalmente. Flávio Arns deu entrevista por telefone e Roberto Requião não respondeu às perguntas enviadas por e-mail, conforme solicitado por sua assessoria de imprensa, sendo que as propostas foram retiradas do site do candidato.

Flávio Arns (PT)

www.flavioarns13.can.br

Local preferido de veraneio: Morretes e Antonina.

Foto: Lucimar do Carmo/O Estado?A região precisa de mais apoio do governo estadual. Pretendo criar para isso o Fórum de Desenvolvimento Regional do Litoral, que vai reunir entidades da sociedade civil, e também uma Gerência Regional do Estado no litoral, que vai oferecer localmente os serviços de todas as secretarias?, diz o senador. Na visão do candidato, é preciso apostar mais no turismo que, conseqüentemente, criaria mais empregos e melhor condição econômica. ?Para isso é preciso apostar no talento natural da região em atrair visitantes.

A cultura local, com o seu artesanato e a pesca são pontos fortes e favoráveis para o fortalecimento da indústria do turismo e ao desenvolvimento de todo o litoral?.

Confira as principais propostas:

– Infra-estrutura: sanar a ocorrência de problemas relacionados com a grande quantidade de turistas observada durante a temporada de verão, como a poluição das praias, acessos demorados e enchentes localizadas.

– Saneamento: considerado a prioridade da região pelo candidato. Destinar investimentos para que o saneamento na região seja efetivado em sua totalidade, focalizando a coleta de esgoto, com a utilização de investimentos permanentes.

– Planejamento estratégico para o litoral: utilizar a alternativa que vem sendo feita em Balneário Camboriú e estimular no Paraná a atração dos aposentados para ocuparem os imóveis na baixa temporada, promovendo atividades de lazer e socialização.

– Ampliação dos cursos ofertados pela Universidade do Litoral: instrumento de capacitação da população da região.

– A utilização de maneira mais agressiva das potencialidades: investir no turismo náutico na baía de Paranaguá e Antonina, no turismo ecológico na Serra do Mar, no turismo cultural nas quatro cidades históricas (Paranaguá, Morretes, Antonina e Guaraqueçaba), bem como nos turismos gastronômico e religioso, além da preparação para o turismo relacionado com navios de cabotagem.

Osmar Dias (PDT)

www.osmardias12.can.br

Local preferido de veraneio: Caiobá, município de Matinhos.

Foto: Leandro Monteiro/O EstadoO senador é o candidato que apresenta a proposta para o litoral mais bem detalhada em seu programa de governo. ?A idéia é trabalhar com grandes linhas de atuação para a região, que promovam qualidade de vida para quem mora no litoral e infra-estrutura?, diz. Dias ressalta a importância de criar uma polícia inteligente, que além de ter mais efetivo, tenha maior aparato tecnológico. ?Por enquanto não dá para comparar o nosso litoral com o catarinense. Mas até por ser menos extenso, aplicações bem feitas podem ser um fator de transformação?, aponta.

Confira as principais propostas do candidato:

– Saneamento e meio ambiente: estruturação do sistema de macro e micro-drenagem; complementação das redes coletoras de esgoto e implantação de estações de tratamento; plano para destinação correta de resíduos sólidos.

– Ocupação integral e geração de renda: incentivo ao desenvolvimento dos potenciais locais, fortalecimento da atividade pesqueira, da produção de alimentos e do turismo; revitalização da orla, adequação do sistema viário para melhoria do tráfego e melhor aproveitamento da estrutura viária; reordenamento do calendário turístico, potencializando a divulgação e a atração de visitantes.

– Pesca: adequação dos canais em Matinhos e Pontal do Sul para dar condições de navegabilidade para pequenas embarcações e a construção de atracadouros; manutenção permanente de dragagem dos canais e atracadouros.

– Fortalecimento à produção de alimentos: agregação de valor na produção de alimentos do litoral; criação de marca ou selo de qualidade para produtos do litoral; estímulo ao consumo dos produtos da região.

– Fortalecimento do empreendedor: agência de fomento; centros empresariais comunitários.

– Fortalecimento do trabalhador: parcerias para oferta de cursos, de acordo com as aptidões regionais.

– Estudar a implantação de aeroporto regional em área próxima dos limites entre Paranaguá e Pontal do Paraná.

Roberto Requião (PMDB)

www.robertorequiao15.can.br

Local preferido de veraneio: não informado

Foto: Arquivo/O EstadoCandidato à reeleição, Requião não tem dentro de seu plano de governo uma parte que fale exclusivamente do litoral, mas as propostas estão espalhadas juntamente com outras de áreas diversas. De qualquer forma, a situação do candidato é ímpar entre os demais, já que muitos projetos que já estão em andamento, incluindo alguns apontados na série Raio-X do Litoral, devem ter continuidade em caso de vitória.

As principais propostas relatadas no programa de governo são:

– Expansão da infra-estrutura hidroviária: manter uma adequada infra-estrutura nas travessias por balsas existentes, bem como adequar os atracadouros no litoral do Estado.

– Projeto de proteção a ressacas nas praias: voltado para pontos do litoral paranaense mais sujeitos a suas ocorrências.

– Atuação integrada das instâncias de gestão (Conselho Estadual de Meio Ambiente, Conselho Estadual de Recursos Hídricos e Conselho de Desenvolvimento Territorial do Litoral): adotar fundamentos, diretrizes e procedimentos complementares entre os distintos ?sistemas?, de tal forma que, respeitadas as particularidades, ocorra maior eficiência na implementação das políticas públicas.

– Porto Público de Antonina e Paranaguá: diversificar a atividade portuária do Paraná por meio de terminais especializados de alta produtividade em congelados, papel e celulose, madeira e derivados; incrementar o uso do terminal portuário de Paranaguá para escoamento de granéis líquidos, com o objetivo de preparar o porto para uma possível exportação do biodiesel; criar espaço portuário para as exportações/importações dos países do Mercosul, utilizando o modelo de corredor de exportação/importação para o Paraguai; Diretrizes Gerais para um Plano de Governo.

– Implementar obras de melhoria, serviços de infra-estrutura logística, de manutenção, armazenagem e movimentação de materiais e sistemas de segurança nos terminais portuários da APPA.

Rubens Bueno (PPS)

www.rubensbueno23.can.br

Local preferido de veraneio: Balneário de Marajó, município de Matinhos.

Foto: Fábio Alexandre/O EstadoMesmo não constando no programa de governo disponibilizado no site, o candidato entregou à reportagem um documento intitulado Plano Diretor do Litoral que detalha as propostas de Rubens Bueno para a região. ?Já fomos o segundo Estado a receber mais turistas do País, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro. Hoje perdemos feio para Santa Catarina. E tudo por falta de apoio do governo estadual?, analisa. O candidato explicou que seu plano de governo prevê a criação de um calendário de atividades anuais para o litoral, para evitar que a região tenha apenas movimento sazonal. ?O litoral paranaense está apenas a cem quilômetros de mais de 2 milhões de pessoas. Trata-se de uma mina de ouro?. Confira as principais propostas:

– Infra-estrutura: novo sistema viário de acesso e circulação em Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná; sistema de proteção contra erosões nas praias; urbanização da orla; retomada da construção do sistema de esgoto sanitário; coleta seletiva do lixo e tratamento dos resíduos; reforço do abastecimento de água; criação de ciclovias; reconstrução dos embarcadouros na Ilha do Mel e em Pontal do Sul.

– Infra-estrutura social e econômica: reestruturar o sistema de segurança pública; ampliar o sistema de assistência à saúde; atendimento especial para a 3.ª idade; melhorar o ensino para reduzir a necessidade de deslocamento de alunos; reestruturar o Conselho do Litoral; criação de centros de eventos e recreação para eventos; apoio e co-patrocínio para proteção do patrimônio histórico e cultural; Ampliar o apoio para o uso racional da terra de maneira a ampliar a renda.

– Meio ambiente: despoluição das baías de Paranaguá e Guaratuba; combate às zoonoses; solução do problema de regularização fundiária; revisão dos programas de proteção ambiental.

– Economia de exportação: reestruturar e moralizar a gestão dos portos de Paranaguá e Antonina; novo acesso rodoviário ligando o BR-277 ao Porto de Antonina para expandir as atividades portuárias; implantação do alcoolduto Maringá/Araucária/Paranaguá.

Voltar ao topo