Campanha recomeça no dia 12 no rádio e na tevê

Após uma pausa de quinze dias, a campanha eleitoral recomeça nas emissoras de rádio e televisão na próxima quinta-feira, dia 12, feriado em homenagem ao Dia da Criança e da Padroeira do Brasil. O governador licenciado Roberto Requião (PMDB) e o senador Osmar Dias (PDT) terão um total de vinte minutos cada um todos os dias, inclusive aos domingos, até o dia dia 27 de outubro. A data do retorno dos programas foi decidida pelas duas coordenações de campanha.

Conforme a lei, a propaganda eleitoral gratuita pode começar quarenta e oito horas após a proclamação dos resultados da eleição majoritária, que será feita na seção do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da próxima segunda-feira, dia 9. O horário eleitoral gratuito será das 7h00 às 7h40 e das 12h00 às 12h40, nas emissoras de rádio e das 13h00 às 13h40 e das 20h30 às 21h10, nas emissoras de televisão.

Cada candidato terá sete minutos e meio diários de inserções, que serão veiculadas nas emissoras de rádio e televisão entre 8 da manhã e meia-noite. O eleitor vai ver primeiro o programa dos candidatos a presidente, que ocuparão metade dos quarenta minutos de cada bloco.

No estúdio

Foto: João de Noronha/O Estado

Osmar Dias: senador já está gravando os programas.

O senador Osmar Dias (PDT) começou a gravar ontem sua primeira participação no programa, com a mesma equipe do primeiro turno, coordenada pela ex-secretária de Comunicação Social do governo Lerner Cila Schulman. Hoje, Osmar se reúne com a coordenação da campanha e grava programas para o horário eleitoral gratuito.

Requião já começou a gravar os programas de rádio. A coordenação do programa continua com o secretário de Comunicação licenciado Airton Pisseti, que divide a criação com o jornalista Benedito Pires e o publicitário Almir Feijó. Requião (PMDB) afirmou que os programas de televisão serão de esclarecimentos de propostas e de biografias.

O governador, que no primeiro turno ficou em desvantagem no horário eleitoral por ter 2,5 minutos, contra 4 minutos do adversário, acredita que a eleição vai ser decidida na televisão. ?No primeiro turno tivemos cerca de dois minutos e meio, foi pouco tempo para se mostrar propostas. Agora, com 27 minutos e meio por dia, será suficiente para colocar as discussões?, disse.

O governador disse também que pretende se servir dos debates que devem ser realizados pelas emissoras para comparar sua biografia e propostas com o senador Osmar Dias. Disse ainda que irá trazer ?a baila temas como a privatização do Banestado e a tentativa de venda da Copel, que ficaram ausentes das discussões do primeiro turno.

Debate

Na próxima segunda-feira, dia 9, será realizado o primeiro debate do segundo turno da campanha eleitoral. A iniciativa é da TV Bandeirantes, que já obteve a confirmação da participação de Osmar e Requião. A emissora decidiu levar para o estúdio também um grupo de vinte eleitores que ainda não decidiram o voto no segundo turno.

Eles debaterão temas relacionados à segurança pública, empregos, custo de vida, impostos, políticas urbanas, agricultura, sistema de transportes, infra-estrutura ferroviária e portuária, educação, saúde, ciência e tecnologia e política cultural. Os candidatos farão também perguntas entre si e poderão andar pelo estúdio e se dirigir ao público presente. 

Voltar ao topo