Campanha já pegou fogo. Na internet

Apesar de o período para propaganda eleitoral só iniciar em 6 de julho, conforme determina o calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), muitos dos pré-candidatos nas eleições de outubro estão utilizando a internet, e se aproveitando de brechas na legislação eleitoral para divulgar suas candidaturas.

Sites pessoais, blogs e comunidades do site de relacionamentos Orkut já estão em clima de campanha, divulgando candidaturas a prévias partidárias, e propostas dos políticos. Mesmo com a resolução sobre propaganda eleitoral tratar, também, da propaganda via internet, limitada à página oficial de cada candidatura, a legislação não deixa claro quanto a blogs, newsletter e comunidades, que podem ser criados sem a anuência do candidato.

Em outubro do ano passado, o deputado federal José Fernando Aparecido de Oliveira (PV-MG) fez uma consulta ao TSE sobre a utilização destas ferramentas digitais na campanha, mas ainda não recebeu resposta. Em entrevista ao portal G1, o presidente do TSE, ministro Marco Aurélio Mello explicou que a lei não disciplina situações específicas e que, se acionado, os tribunais regionais terão de analisar caso a caso. ?Nós temos figuras na lei de inelegibilidade que é o abuso no uso dos meios de comunicação. São figuras que terão que ser apreciadas caso a caso?, disse.

Entre os aspirantes às prefeituras das quatro principais cidades do Paraná, a internet tem sido um importante meio de comunicação pré-campanha. O PT de Curitiba usou e abusou de seus sites, blogs e, até, do You Tube, para divulgar as prévias do partido. Com a candidatura de Gleisi Hoffmann definida, além do site do diretório municipal, o blog da pré-candidata tem sido atualizado diariamente com as idéias e ações da petista.

Apesar de não falar em eleições em seu site pessoal, mesmo porque ainda não oficializou a candidatura, o prefeito Beto Richa (PSDB) tem duas comunidades no Orkut defendendo sua reeleição, que, juntas, reúnem mais de mil membros que estão discutindo, entre outros assuntos, o nome do candidato a vice do tucano.

Além de comunidades em apoio a sua candidatura, o deputado federal Ratinho Júnior (PSC) tem tratado das eleições em sua página pessoal. O anúncio de sua candidatura e matérias de jornais sobre o assunto estão entre as notícias do site.

Em Londrina, os pré-candidatos Luiz Eduardo Cheida (PMDB), Barbosa Neto (PDT) e André Vargas (PT) mantém site pessoal e newsletter, mas não tratam de campanha. Já Luiz Carlos Hauly (PSDB) trata das eleições municipais em sua página. Hauly e Barbosa Neto também são temas de comunidades no Orkut incentivando suas candidaturas.

O deputado estadual Jocelito Canto (PTB) é um adepto da comunicação virtual. Com mais de um perfil no Orkut, várias comunidades, site e blog, o pré-candidato à prefeitura de Ponta Grossa faz da internet um forte aliado para as eleições de outubro. O atual prefeito Pedro Wosgrau (PSDB) e o deputado Marcelo Rangel (PPS) também têm comunidades em seu favor.

Em Maringá, os três principais candidatos não estão dando muita importância à internet na pré-campanha. O prefeito Sílvio Barros (PP) sequer possui site pessoal, já seus adversários João Ivo Caleffi (PMDB) e Ênio Verri (PT), por terem cargo no atual governo estadual (coordenador da Região Metropolitana de Maringá e secretário de Planejamento, respectivamente) estão utilizando a rede mundial de computadores para divulgar suas atividades no governo.

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