Desvio de grana

Câmara dos Deputados vai ouvir acusados de desvios do Pronasci

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara aprovou, nesta quarta-feira, requerimento para que seja ouvido em audiência pública o ex-gestor nacional do Pronasci (Progama Nacional de Segurança Pública com Cidadania) Francisco Narbal Alves Rodrigues a respeito das denúncias de desvio de recursos do programa. O requerimento foi apresentado pelo deputado federal paranaense Fernando Francischini (PSDB).

Preso desde a Operação Déjà Vu II, da Polícia Federal, que investiga os desvios, Rodrigues trabalhava no escritório de representação do governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), Rodrigues terá de explicar a operação que, segundo a PF, desviou R$ 18 milhões de recursos públicos por meio de contratos com as Oscips Adesobras e Ibidec com prefeituras de cinco estados. Foram identificados superfaturamento de serviços, emissão de notas frias e simulação de contratos para desviar dinheiro público. Ao todo, dezesseis pessoas foram presas na operação.

Também serão ouvidos durante a Audiência Pública os representantes das duas Oscips denunciadas por envolvimento no esquema e anteriormente convidadas por iniciativa de requerimento apresentado pelo deputado Francischini.