Câmara dos Deputados terá renovação de 43,7%

Dos 513 integrantes da Câmara dos Deputados, 224 não voltarão no próximo ano – renovação de 43,7%. O Estado que mais alterou sua bancada foi Roraima – sete das oito vagas terão novos ocupantes. O Rio Grande do Norte foi o que menos modificou sua base – das oito cadeiras, sete serão de deputados reeleitos.

Os três maiores colégios eleitorais – São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais – tiveram renovação de 44,3%, 46% e 36%, respectivamente. Segundo o Departamento Intersindical de Assessoramento Parlamentar (Diap), a mudança foi a maior em 1990 – 62%. Em 2006, o porcentual atingiu 48,7%.

Na lista dos que não se reelegeram estão nomes de peso, como os tucanos paulistas Vanderlei Macris, Walter Feldman, Ricardo Montoro e Arnaldo Madeira. O PT também registrou baixa importante, com a não reeleição de José Genoino. Ainda ficaram de fora da próxima legislatura os deputados William Woo (PPS-SP) e Luiz Antonio de Medeiros (PDT-SP). No Rio, Marcelo Itagiba (PSDB) foi um dos que não conseguiram se reeleger.

A maior votação foi do palhaço Tiririca (PR-SP), 1,3 milhão de votos. Destacaram-se ainda Garotinho (PR-RJ), com 694 mil; Manuela D’Ávila (PC do B-RS), com 482 mil; Ana Arraes (PSB-PE), com 387 mil, e Ratinho Jr. (PSC-PR), com 358 mil. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.