Beto Richa assume comando do PSDB

O vice-prefeito de Curitiba Beto Richa é o novo presidente do PSDB do Paraná. Beto foi indicado pelo diretório nacional para assumir a presidência da comissão provisória, encarregada de reestruturar o partido nos municípios e convocar a convenção estadual que elegerá o diretório definitivo do partido. Beto substitui o ex-deputado Basílio Villani, que dirigia o partido desde a intervenção decretada pela direção nacional para afastar o senador Álvaro Dias do comando da sigla. Beto toma posse no partido como candidato potencial do grupo à Prefeitura de Curitiba no próximo ano.

No ano passado, o vice-prefeito de Curitiba foi o candidato ao governo pelo PSDB, com apoio do PFL, mas foi eliminado no primeiro turno. Os tucanos paranaenses se dividiram na eleição para o segundo turno e permanecem assim. Na Assembléia Legislativa, alguns deputados estaduais apóiam o governo peemedebista e outros se juntaram ao grupo de oposição.

O deputado federal Luiz Carlos Hauly que também disputava a presidência do partido acabou compondo com o vice-prefeito de Curitiba e é um dos integrantes da nova comissão executiva. Além de Hauly, foram designados para a executiva o deputado federal Affonso Camargo e os deputados estaduais Ademar Traiano, Hermas Brandão, Francisco Buhrer e Nelson Tureck. A ex-candidata ao Senado pelo PSDB e atual superintendente do Teatro Guaira, Nitis Jacon, também participa da comissão provisória.

A indicação de Beto teve o aval do presidente da Assembléia Legislativa, Hermas Brandão, e do ex-secretário geral da Presidência da República Euclides Scalco que recusou a presidência do PSDB do Paraná.

Abertura

O novo presidente do partido convocou uma reunião da executiva para a próxima segunda-feira, dia 7. A primeira tarefa é reorganizar o partido nos municípios do interior, onde alguns diretórios ainda estão sob o controle do senador Álvaro Dias. Derrotado na disputa para o governo estadual e na eleição para a presidência, o PSDB tentará retormar o fôlego nas eleições municipais do próximo ano.

Beto disse ontem que deve abrir a sigla para novas filiações e instalar comissões provisórias nos municípios onde o partido não está organizado.

Voltar ao topo