Beto Richa anuncia novos secretários

O deputado federal Alceni Guerra (DEM) é uma das novidades na equipe que o prefeito Beto Richa (PSDB) anunciou ontem, 23, para o seu segundo mandato, que assumirá a partir do próximo dia 1.º de janeiro. Alceni comandará a Secretaria do Planejamento no lugar de Sérgio Matheus. Em seu lugar na Câmara dos Deputados assume o suplente Luciano Pizzatto (DEM).

A coligação formada por oito partidos que sustentou sua reeleição na disputa deste ano exigiu de Beto uma reformulação no primeiro escalão, para contemplar os novos e antigos aliados. Além de Alceni, o DEM indicou também Juliana Vosnika para o Instituto Municipal do Turismo. O PDT ganhou a Secretaria do Trabalho e Emprego, que será ocupada pelo vereador Jorge Bernardi, que não se reelegeu. Bernardi substitui Raul Santos.

O PPS vai comandar a Urbanização de Curitiba S.A (Urbs), a empresa que gerencia o sistema de transporte coletivo. O escolhido para o posto foi o ex-deputado estadual Marcos Isfer. O PP ficou com a Secretaria de Esporte e Lazer. O treinador de artes marciais Rudimar Fedrigo irá assumir o cargo.

O prefeito também fez mudanças no Instituto Curitiba de Saúde (ICS). Augusto Canto Neto sai da direção do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippuc) e assumirá a presidência do ICS. Para o lugar de Canto Neto no Ippuc, Beto chamou o funcionário de carreira Clever de Almeida. No Instituto Curitiba de Informática (ICI) o novo titular é Jacson Leite.

Mais uma mudança para 2009: Michele Caputo Neto ocupará a nova Assessoria Especial de Assuntos Comunitários. Caputo Neto foi um dos principais coordenadores da campanha de reeleição de Richa.

Outro remanejamento foi feito na Secretaria de Recursos Humanos. Paulo Schimidt, que comandava a Urbs irá assumir a pasta, que estava sendo ocupada interinamente por Silvana Almeida, desde a morte do secretário Arnaldo Bertone, em novembro.

O ex-secretário do Trabalho, o vereador Manasses Oliveira, que deixou o cargo no ano passado, foi acomodado na Secretaria de Assuntos Metropolitanos, em substituição a Domingos Caporrino.

Alguns secretários perderam as funções e não foram reaproveitados. Entre eles está o ex-deputado Neivo Beraldin (PDT), que saiu da Secretaria de Esportes, mas não foi remanejado para outro setor. O mesmo ocorreu com José Lupion Neto, da quota do DEM, que perdeu o comando do ICS, cujo novo titular é Augusto Canto Neto.

Outro que saiu da equipe foi o chefe de gabinete, José Carlos Campos Hidaldo. Ele será substituído pelo jornalista Deonilson Roldo, que continuará no cargo de secretário da Comunicação Social.

Sem trocas

O vice-prefeito de Curitiba Luciano Ducci (PSB) permanece na Secretaria da Saúde. Também continuarão com o prefeito na sua segunda administração os secretários José Richa Filho (Administração), José Andreguetto (Meio Ambiente), Mário Yoshio Tookuni (Obras Públicas), Ivan Bonilha (procurador-geral do Município), Eduardo Guimarães (Cerimonial), Luiz Fernando Jamur (Urbanismo), Norberto Ortigara (Abastecimento), Fernando Francischini (Secretaria Antidrogas), Mounir Chaowiche (Cohab), Eleonora Fruet (Educação), Luiz Eduardo Sebastiani (Finanças), Paulino Viapiana (Fundação Cultural de Curitiba), Rui Hara (secretário de Governo), Carlos Giacomini (Instituto Municipal de Administração Pública).

Primeira-dama

A primeira-dama Fernanda Richa foi confirmada na presidência da Fundação de Ação Social (FAS). Fernanda Richa foi presidente da FAS de janeiro de 2005 a junho de 2008, quando pediu exoneração para trabalhar na campanha de reeleição do marido.

Beto Richa, antes de anunciar que o cargo seria ocupado pela esposa, fez consulta jurídica para se certificar que a nomeação não infringiria a Súmula Vinculante n.º 13, do Supremo Tribunal Federal (STF), que proíbe a contr,atação de parentes para funções da administração pública, à exceção dos cargos políticos como secretários.