Beto lidera corrida eleitoral com 62,4%

O prefeito Beto Richa (PSDB) manteve a confortável vantagem que tem desde o ano passado nas pesquisas eleitorais. Com 62,4% das intenções de votos, ele lidera com folga a primeira pesquisa eleitoral divulgada em 2008 para a eleição à Prefeitura de Curitiba. Divulgada ontem pelo PV, a pesquisa do Instituto Alvorada, de Londrina, dá quase 55 pontos percentuais de vantagem do prefeito para a segunda colocada, Gleisi Hoffmann (PT), que tem 7,6%.

A pesquisa coloca em situação desconfortável o pré-candidato do PMDB, o reitor da Universidade Federal do Paraná, Carlos Moreira. Com apenas 0,8% das intenções de voto, ele ocupa a 8ª posição, atrás, inclusive, do deputado Carlos Simões (PR), cotado para ser seu vice, com 3,8%, e de Luiz Carlos Martins (PDT), 1,1%, que já abriu mão da candidatura. O terceiro colocado na pesquisa é Rubens Bueno (PPS), com 4,4% das intenções de voto, seguido de perto por Ratinho Júnior (PSC), com 4,1%.

A pesquisa também apurou o índice de rejeição dos prefeituráveis na capital. Perguntados em qual dos candidatos jamais votariam, 24,4% dos candidatos apontaram Carlos Simões. O deputado federal Ratinho Júnior tem a segunda maior rejeição (12,8%). O terceiro maior índice é do prefeito Beto Richa, 6,1%. Os principais adversários de Beto têm rejeição bastante semelhante: 4,9% para Carlos Moreira, 4,8% para Rubens Bueno e 4,4% para Gleisi Hoffmann.

Contratada pelo PV, a pesquisa entrevistou 800 curitibanos entre os dias 19 e 22 de maio e é a primeira registrada junto à Justiça Eleitoral, 1.ª zona eleitoral de Curitiba, sob n.º 137/2008, como obriga a legislação para a divulgação de pesquisas em ano de eleição. A margem de erro e de 3,4%.

Segundo o levantamento, 79,4% das pessoas ouvidas não sabem quem são os candidatos à prefeitura neste ano. Essa falta de informação fica clara na pesquisa espontânea, em que não são fornecidos os nomes do candidatos ao eleitor. 59,1% dos entrevistados declararam-se indecisos, enquanto 30% votariam em Beto Richa, 2,5% em Gleisi Hoffmann e 1,8% em Rubens Bueno. Até o ex-prefeito Cássio Taniguchi (DEM) foi citado por 0,4% dos eleitores.

O desinteresse ou falta de informação do eleitor curitibano também é refletido na última pergunta da pesquisa, que questionou o eleitor se ele já sabia em quem votar para vereador. 88,2% dos entrevistados responderam que não. Apenas 11% já têm idéia de quem irão escolher para representá-los na Câmara Municipal.

Contratante da pesquisa, o presidente estadual do PV e pré-candidato em Curitiba, Melo Viana, comentou que os números mostram que apesar de estarmos a quatro meses da eleição, o clima de campanha ainda não contagiou a cidade. ?E assim, o prefeito, que já está em destaque natural, segue com imensa vantagem?, disse. Para Viana, ?há um protagonista nesta disputa, mas o número de indecisos mostra que há espaço para um adversário e este ainda está longe de ser definido?.

Voltar ao topo