Autorizada primeira obra do PAC na gestão Beto

Envolvendo investimentos de mais de R$ 20,4 milhões, foi lançada ontem a segunda fase das obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) da Habitação do Jardim Jerivá, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

Em uma área de cerca de 180 mil metros quadrados, serão construídas 634 casas de dois e três quartos que irão abrigar famílias que hoje vivem em situação de risco às margens dos rios Palmital e Atuba.

“Esta é a primeira ordem de serviço que assino como governador do Paraná. Nos próximos anos, o mesmo será feito em outras obras, por todo Paraná. Vamos fazer grandes avanços na área habitacional, garantindo o sonho de milhares de pessoas de ter acesso à casa própria”, afirmou o governador Beto Richa.

Segundo o presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Mounir Chaowiche, além da construção das residências, as obras envolvem investimentos em infraestrutura no Jardim.

“A iniciativa acontece graças à união de esforços. Cerca de 20% dos recursos envolvidos são provenientes do Estado, entre 5% e 10% do município e o restante do governo Federal”, disse.

O prefeito de Pinhais, Luiz Goularte Alves, comentou que as obras vão contribuir significativamente para resolver o problema de famílias que vivem em situação de risco no município.

“A construção das casas vai permitir a realocação das famílias, dando dignidade a elas. Além disso, após a transferência das pessoas, serão feitos trabalhos para recuperação das margens dos rios”.

A primeira fase do PAC no Jardim Jerivá envolve a construção de 113 casas, cujas obras já foram iniciadas. A previsão é que as primeiras residências sejam entregues em um período de quatro meses e as últimas dentro de um ano.

Em Pinhais, estão sendo investidos R$ 40,4 milhões em 906 regularizações e construção de 747 unidades habitacionais para beneficiar moradores não só do Jardim Jerivá, como também do Jardim Santa Clara, Jardim Dona Joaquina, Jardim Palmital, Jardim Tiradentes, Governador e Sol Nascente (entre a avenida Victor Ferreira do Amaral e Vila União) e Jardim Bonilauri.

Morador

O lançamento foi acompanhado por diversos moradores de Pinhais que vivem às margens dos rios Palmital e a Atuba. A aposentada Olandina Bueno Marques, que reside com o marido e o filho de 8 anos perto do Atuba, será uma das beneficiadas pelas obras.

“Cada vez que chove forte, fico ilhada dentro de minha casa. Meu filho não consegue ir para a escola e meu marido não pode sair para trabalhar. Não vejo a hora de poder me mudar e ter uma vida melhor”, declarou.