Assessores querem Lula mais presente

Brasília (AG) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende comemorar o desempenho do PT no primeiro turno das eleições municipais. Ele deve comandar em Brasília um jantar com os petistas que se elegerem hoje nas capitais. O encontro está previsto para terça ou quarta-feira e pode ser um sinal de que Lula talvez não cumpra as recomendações de assessores políticos e jurídicos para que tenha cautela durante a campanha do segundo turno. Esses auxiliares querem que ele evite escorregões como o pedido explícito de votos para a candidata à reeleição Marta Suplicy (PT), durante a inauguração da Radial Leste em São Paulo, no último dia 18.

Considerado um bom cabo eleitoral devido aos altos índices de popularidade, Lula está sendo pressionado por aliados a intensificar a participação no segundo turno. Mas a recomendação no Planalto é que evite viagens oficiais a cidades em que o PT esteja na disputa. E que passe longe de comícios, limitando sua participação a gravações de mensagens de apoio e fotografias com os candidatos.

Lula aguardará o resultado deste domingo e, com o mapa eleitoral nas mãos, se reunirá na segunda-feira com os ministros do núcleo de coordenação do governo para acertar a estratégia até o dia 31, data do segundo turno.

O jantar com os eleitos foi uma decisão tomada na sexta-feira, quando os prováveis vitoriosos começaram a ser contatados. O PT tem chances de vencer já no primeiro turno em Aracaju, com a reeleição de Marcelo Déda; em Belo Horizonte, com a reeleição de Fernando Pimentel; em Recife, com a também reeleição de João Paulo; e em Palmas, com Raul Filho. Os petistas têm esperanças de conseguir vencer neste domingo ainda em Rio Branco, com Raimundo Angelim.

Voltar ao topo