Assembléia terá 24 novos deputados

A partir de fevereiro, a Assembléia Legislativa terá 24 novos deputados, o que corresponde a uma renovação de 44% no quadro de 54 deputados. Novatos na política, como é o caso de Ratinho Júnior, o mais votado, irão trabalhar ao lado de vereadores, ex-prefeitos e deputados estaduais reeleitos. Com eles, a maioria das regiões do Estado estará representada.

O PT passa a ser a maior bancada da Assembléia, com nove deputados. Em seguida vem o PMDB com oito; o PFL com sete; o PDT com seis; o PSDB com cinco; o PPB com quatro; o PTB, PSB e PPS com três; o PSL e PL com dois; e o PSC e PRP com um representante cada.

De vereadores de Curitiba para deputados. Seis representantes da Câmara Municipal foram eleitos. O vereador mais bem votado em 2000, Mauro Moraes (PSC); Ailton Araújo (PSDB); Alexandre Curi (PMDB); Arlete Caramês (PPS); Natálio Stica e Tadeu Veneri (ambos do PT). Já Londrina elegeu dois vereadores, Elza Correa (PMDB) e André Vargas (PT). Vereador no segundo mandato, Elton Welter (PT) é o representante de Toledo. Maringá terá como deputada Cida Borgethi (PPB), que concorreu à Prefeitura da cidade nas últimas eleições. De Francisco Beltrão foi reeleita Luciana Rafagnin (PT); Sarandi terá na Assembléia padre Paulo Campos (PT); e Medianeira re-elegeu Irineu Colombo (PT).

Já na lista de ex-prefeitos, cinco assumem agora uma cadeira de deputado estadual. De Curitiba, Rafael Greca (PFL), que já foi também deputado federal e ministro. De Ponta Grossa, Jocelito Canto (PRP); de Foz do Iguaçu, Dobrandino Gustavo da Silva (PMDB); de Cornélio Procópio, Hermes Fonseca (PT); e de União da Vitória, Pedro Ivo Ilkiv (PT). Além disso o vice-prefeito de São José dos Pinhais, José Francisco Bührer (PSDB), também foi eleito.

Federais

Na Câmara Federal as duas maiores bancadas paranaenses serão do PT e do PMDB, ambos com seis. O PSDB terá cinco deputados; o PPB quatro; o PTB três, o PPS e PFL dois; e o PDT e PL um.

Para deputado federal Londrina elegeu Paulo Bernardo (PT), ex-secretário da Fazenda de Nedson Micheleti; e reelegeu José Janene (PPB). Da região de Francisco Beltrão, Assis Miguel do Couto, que disputou um cargo eletivo pela primeira vez. Já Maringá reelegeu Ricardo Barros (PPB) e Odilio Balbinoti (PSDB). E Toledo elegeu Giacobo (PPS). Além disso, o Paraná terá, pela primeira vez na história do Estado, uma mulher na Câmara Federal. A vereadora curitibana Clair da Flora Martins (PT). Também de Curitiba, Jorge Samek assume uma das vagas.

Suplentes tomam posse

Fabiane Prohmann

Os oito suplentes de vereador em Curitiba que assumirão as cadeiras no dia 1.º de fevereiro estão recebendo informações sobre o funcionamento do Legislativo. “Eles irão receber a Lei Orgânica do Município e o Regimento Interno, além de todas as informações da Casa, para que tenham noção de como ela funciona”, disse o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, vereador João Cláudio Derosso (PSDB).

Os suplentes tomarão posse porque os vereadores Mauro Moraes (PSC), Ailton Araújo (PSDB), Alexandre Curi (PMDB), Arlete Caramês (PPS), Natálio Stica e Tadeu Veneri (ambos do PT) assumirão uma cadeira na Assembléia Legislativa, enquanto os vereadores Jorge Samek e Clair da Flora Martins (ambos do PT) assumirão seus mandatos na Câmara Federal.

Voltar ao topo