Deputados

Assembléia Legislativa promete repor sessões até fim do ano

Vinte e cinco deputados estaduais participaram ontem, 17, da última sessão plenária antes das eleições de 5 de outubro. Nas próximas duas semanas, todos os 54 deputados estarão liberados para participar das campanhas eleitorais, anunciou o presidente da Assembléia Legislativa, Nelson Justus (DEM) que decidiu antecipar o minirrecesso que estava previsto para vigorar apenas a partir da próxima quarta-feira, dia 26. Para compensar, Justus anunciou que, após a eleição, haverá uma reposição das seis sessões plenárias canceladas agora.

Justus afirmou que a decisão de interromper as sessões foi discutida com todas as lideranças das bancadas e que todos concordaram que as matérias mais importantes já haviam sido votadas.

O presidente da Assembléia Legislativa disse que comunicou à Casa Civil do governo que se houver necessidade de votar um projeto em regime de urgência convoca imediatamente os deputados para retornar ao trabalho.

Os líderes das bancadas de oposição e situação, Elio Rusch (DEM) e Luiz Claudio Romanelli (PMDB), defenderam o cancelamento das sessões. “Recesso não é férias”, disse Rusch, citando que o Congresso Nacional está paralisado há mais de duas semanas. Rusch classificou como “pronunciamentos demagógicos” as críticas ao recesso.

O deputado Tadeu Veneri (PT), que se pronunciou publicamente contra a medida, reagiu. Disse que tem direito a divergir da posição da Mesa. “A minha posição é divergente. Não demagógica. Não podemos tratar as pessoas que pensam diferente como demagogos”, rebateu Veneri, reafirmando que não vê motivo para que as sessões fossem interrompidas a duas semanas da eleição.

“Pode ser que os deputados do interior tenham dificuldade de conciliar as sessões com a campanha. Mas o que nós vemos aqui é que os deputados que mais faltaram neste período são os que atuam em Curitiba e região metropolitana”, afirmou.

Romanelli disse que a posição de Veneri era “pessoal” e cobrou do petista a presença dos outros deputados da bancada do PT em plenário. Luciana Rafagnin e Péricles Mello haviam participado do início da sessão. Enio Verri, Pedro Ivo Ilkiv e Elton Welter estão licenciados para a campanha.