Assembleia do Paraná fica mais jovem

A renovação de 19 parlamentares na Assembleia Legislativa do Paraná a partir do ano que vem vai deixar a Casa “mais jovem”, com uma média de idade menor do que a gestão atual. Os paranaenses contam agora com três deputados de até 30 anos: Evandro Junior (PSDB), Adelino Ribeiro (PSL) e Cesar Silvestri Filho (PPS). A maioria está na faixa dos 30 aos 50 anos, com média de idade de 47 anos. Atualmente, a média de idade na Casa é de 52 anos e o único parlamentar eleito com menos de 30 anos nas eleições de 2006 foi Fernando Ribas Carli Filho (PSB), que renunciou ao mandato no ano passado, após se envolver em um acidente de carro.

No entanto, a renovação da Casa não é sinônimo de nomes (ou sobrenomes) desconhecidos no meio político. Sete novos parlamentares possuem algum tipo de parentesco com antigos ou atuais deputados. É o caso de Rose Litro (PSDB), esposa de Luiz Fernandes Litro (PSDB), atual deputado estadual; Hermas Brandão Jr., filho do atual presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e ex-presidente da Assembleia, Hermas Brandão; Evandro Junior (PSDB), neto de Hermas Brandão; Pedro Lupion (DEM), filho de Abelardo Lupion (DEM), deputado federal reeleito; Cesar Silvestri Filho (PPS), que é filho do deputado federal reeleito Cesar Silvestri (PPS); Antônio Anibeli Neto (PMDB), filho do atual deputado estadual Antônio Anibeli (PMDB) e André Bueno (PDT), filho do ex-deputado e atual prefeito de Cascavel Edgar Bueno (PDT).

Dos representantes na Assembleia, 46% declararam ter mais de R$ 1 milhão em bens, no documento obrigatório entregue ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Entre os 25 milionários, todos são deputados reeleitos, com exceção de Toninho (PT), que foi prefeito de Fazenda Rio Grande. O perfil dos deputados eleitos também aponta que 67% deles têm ensino superior completo.

A partir do ano que vem, com os 19 novos deputados estaduais eleitos, Curitiba e Região Metropolitana foram as maiores beneficiadas com as eleições do último dia 3. Entre os 54 parlamentares eleitos, 22 possuem sua base eleitoral em Curitiba e região, um ganho de quatro deputados em relação à composição atual. As outras regiões que ganharam representação com os parlamentares eleitores foram a região Centro e Sudoeste. Enquanto isso, Campos Gerais, Oeste, Noroeste, Norte e Sul perderam em representatividade. A perda maior foi nos Campos Gerais, que não elegeu nenhum novo parlamentar, além da bancada atual, e perdeu os parlamentares Rosane Ferreira (PV), eleita deputada federal; Jocelito Canto (PTB), que não disputou a eleição; e Felipe Lucas (PPS), que não foi reeleito. A região Oeste foi a segunda com maior perda: é a base eleitoral de dois novos parlamentares, Leonaldo Paranhos (PSC) e André Bueno (PDT), mas perdeu Elton Welter (PT), Chico Noroeste (PR) e Duílio Genari (PP), que não se reelegeram, além de Dobrandino da Silva (PMDB), que não disputou o pleito.