AMP pede recontagem de habitantes do Estado

O presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Moacyr Elias Fadel (PMDB), quer que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) refaça as contas sobre a população das cidades do Estado, porque está preocupado com a provável perda de recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O levantamento apontou que cerca de 20% dos municípios tiveram perda populacional. ?Consideramos muito difícil que, em 11 anos, as cidades com menos de 170 mil habitantes tenham aumentado sua população em apenas 335 mil pessoas?, disse.

Fadel enviaria um ofício ainda ontem, pedindo audiência com o chefe da unidade do Instituto Brasileiro de Geografia no Paraná, Sinval dos Santos. No entanto, Santos percorria cidades da Grande Curitiba, durante a tarde, conversando com prefeitos sobre o mesmo assunto. Uma das reclamações dos que entraram em contato com a APM é que houve pouca divulgação do censo. Por causa disso, alguns cidadãos ficavam temerosos de passar informações ou não estavam em casa para aguardar o recenseador, e eram desconsiderados na contagem.

O valor do FPM, repassado às prefeituras em três parcelas mensais pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), tem como base o número de habitantes. Quanto maior a população, mais o município recebe. Segundo a Associação dos Municípios, esse fundo é a principal fonte de receita de 70% das administrações municipais paranaenses.

Voltar ao topo