AMB lança em Curitiba a Operação Eleições Limpas

A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), lançou ontem em Curitiba a Operação Eleições Limpas: a Luta dos Juízes pela Ética na Política em Defesa do Voto Consciente, em evento que contou com a presença de cerca de 180 crianças de escolas públicas, que participaram de uma simulação de votação.  

O objetivo da campanha da AMB é de motivar os eleitores a votarem de forma consciente, além de orientá-los sobre as peculiaridades do sistema eleitoral brasileiro, por meio de duas cartilhas, uma para adultos, outra para crianças.

Segundo o vice-presidente da AMB para Cidadania e Direitos Humanos, juiz Roberto Portugal Bacellar, a eleição simulada realizada com estudantes entre 9 e 13 anos teve o objetivo de ajudá-los perceber que tudo o que se faz pode ser exercido de maneira democrática. ?Assim eles podem aprender desde cedo como funciona o regime democrático do país?, disse, lembrando que a frase lema da iniciativa da entidade é ?criança que brinca de votar, aprende que voto não é brincadeira?.

A cartilha destinada a crianças foi ilustrada pelo cartunista Ziraldo e traz uma estória vivida pelo Menino Maluquinho e sua turma, na qual eles aprendem os primeiros passos para se tornarem eleitores conscientes no futuro. O livreto será distribuído em escolas públicas e deve servir de material de apoio para atividades em sala de aula. Segundo Bacellar, a cartilha integrará também como apoio de outras campanhas de cidadania da AMB, que serão realizadas no próximo ano.

Para o presidente do TRE, desembargador Clotário de Macedo Portugal Neto, a iniciativa desperta cedo nos jovem a responsabilidade e a cidadania. ?Os estudantes têm a oportunidade de aprender como votar e como ser votado no futuro?, disse o presidente do TRE.

Bacellar explicou também que, ao envolver as crianças no debate eleitoral, elas podem influenciar os pais a perceberem a importância da cidadania e do voto consciente. A cartilha para adultos da AMB traz sugestões de como votar de forma consciente, entre elas: de que maneiras se pode pesquisar o passado dos candidatos e conhecer seus desempenhos. O manual já havia sido impresso em maio deste ano, quando a AMB iniciou a campanha, mas foi reformulado após resolução do TSE que regulamentou os tipos de propaganda que são permitidas nestas eleições. A cartilha traz informações sobre como fiscalizar os partidos e os gastos de campanha.

?Ela traz também uma lista de sites em que o eleitor pode obter informações sobre as ações e perfis dos candidatos?, afirmou. Entre as páginas de internet citadas pela AMB estão a própria página da entidade (www.amb.com.br), assim como de organizações como a Transparência Brasil (www.transparencia.org.br), Voto Consciente (www.votoconsciente.org.br), e Votar em Quem? (wwwvotaremquem.com.br).

Voltar ao topo