Dia do Trabalho

Alvaro diz que “desvios” de recursos impedem mínimo maior

O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) disse na manhã desta segunda-feira na tribuna do Senado que “muito mais que homenagear, devemos pedir desculpas aos trabalhadores, pela nossa incapacidade em atender seus justos reclamos”. O pronunciamento do parlamentar tucano foi feito na sessão especial que celebrou o Dia do Trabalho.

Ao afirmar que o salário mínimo teve este ano o menor reajuste dos últimos 18 anos, o senador contestou a justificativa de que “o país não tem como pagar” um piso maior.

“Também tentamos aprovar reajuste automático no valor das aposentadorias e a justificativa foi igual: não há recursos. Mas quantas medidas provisórias aprovamos para que o BNDES possa emprestar a empresas, a juros subsidiados? Quantas aprovamos liberando recursos para construção de estádios de futebol, favorecendo empreiteiras?”, questionou.

Ele também condenou a alegação de que a Previdência Social seria deficitária, justificativa usada para negar aumentos reais para aposentadorias.”No entanto, não informam que recursos da Previdência são desviados a outras atividades. Há desvio de finalidade”, afirmou.

Alvaro também manifestou preocupação com o aumento da inflação, “que já ameaça corroer o salário do trabalhador”.”Conquistas estão sob ameaças e as medidas adotadas pelo governo não alcançam o núcleo do problema”, disse, ao classificar de “obeso” o Estado brasileiro.

Ao concluir, Álvaro Dias opinou que todos os parlamentares, da oposição ou do governo, têm o dever de pedir desculpas aos trabalhadores brasileiros.