Alckmin em pré-campanha no Paraná

O pré-candidato do PSDB à presidência da República, Geraldo Alckmin, estará em Londrina, hoje, 13 para uma reunião com produtores rurais do estado. A visita de Alckmin ao Paraná, a primeira depois que foi indicado pela direção nacional para disputar a sucessão presidencial, foi organizada pelo deputado federal Luiz Carlos Hauly e pela direção do PSDB paranaense.

Alckmin irá visitar a 46.ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina. Às 16h30, ele fará uma palestra intitulada "Perspectivas para o Brasil na visão de Geraldo Alckmin – Plataformas de Governo para a Agropecuária", no recinto José Garcia Molina, do parque Ney Braga.

Hauly disse que a reunião da sociedade rural é uma oportunidade para Alckmin expor suas opiniões a respeito do setor, no momento em que a agricultura atravessa uma das suas mais graves crises, ocasionada pelas comodities agrícolas (cotação dos produtos agrícolas no mercado internacional) e o problema cambial. "É uma reunião para a apresentação de propostas. Ele conhece bem o problema e é uma oportunidade de conversar com produtores rurais de todo o Paraná e do país. O Alckmin tem um compromisso com o setor produtivo nacional e vai reafirmá-lo nesta crise que é a mais grave da história do país", comentou Hauly.

A palestra faz parte do projeto "Caminhos que norteiam a agropecuária", criado pela Sociedade Rural do Paraná no final de 2005, e que, conforme a entidade, busca debater assuntos relacionados à agricultura. A palestra é aberta a todos os visitantes da Exposição de Londrina, mas os tucanos estão chamando seus vereadores e prefeitos na região para receber o pré-candidato.

Hauly disse que as pesquisas internas do PSDB mostram que o norte do Paraná é uma das regiões onde o pré-candidato tucano está mais bem situado no estado. "Ele ganha em todas, mas aqui é mais forte", afirmou o tucano.

Diagnóstico

Nesta vinda a Londrina, Alckmin terá pouco tempo para conversar com as lideranças tucanas do estado. Mas o presidente regional do partido, deputado estadual Valdir Rossoni, tem reunião marcada na próxima quarta-feira, 19, em Brasília, para apresentar ao presidente nacional do PSDB, senador Tasso Jereissati, um panorama da situação eleitoral do partido no Estado.

Rossoni reuniu-se com a bancada estadual tucana anteontem e ontem, almoçou com o vice-presidente do partido e presidente da Assembléia Legislativa, Hermas Brandão, e o prefeito de Curitiba, Beto Richa. É com base nessas conversas que irá informar à direção nacional como está o processo de preparação do partido para a disputa estadual. Por enquanto, nada se alterou. Os tucanos continuam aguardando uma decisão do senador Osmar Dias (PDT), que por sua vez, espera por uma posição da direção nacional sobre a manutenção da candidatura presidencial. Se o PDT lançar candidato a presidente da República, o senador irá rever sua posição de pré-candidato já que não poderá contar com o apoio tucano, tendo em vista que o PSDB também está na disputa presidencial e a regra da verticalização das coligações proíbe alianças estaduais diferentes dos acordos nacionais.

Hauly disse que se o senador Osmar Dias não puder ser candidato, setores do partido vão começar um movimento para convencer o senador Álvaro Dias a assumir a candidatura ao governo. Álvaro, que anteriormente se mostrava interessado em concorrer ao governo, prefere agora uma candidatura ao Senado. 

Voltar ao topo