Advogados promovem congresso em Curitiba

Começou na noite de ontem, em Curitiba, o congresso sobre as prerrogativas profissionais dos advogados, promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil-Seccional Paraná (OAB/PR). A conclusão do encontro, que termina hoje, será levada ao Conselho Nacional da OAB, que se encarregará de divulgar as reivindicações dos advogados nos órgãos do Poder Judiciário.

O advogado René Ariel Dotti, um dos palestrantes, explicou que nos últimos três anos os advogados vêm sofrendo algumas restrições, que atrapalham no seu desempenho profissional. Dotti reclamou que há disparidade no tratamento entre advogados e membros do Ministério Público. “Na apresentação de alegações escritas, por exemplo”, afirmou.

Outros questionamentos são relativos ao acesso de informações financeiras e a violação de escritórios de advogados para buscar provas, fato que aconteceu no Rio de Janeiro e em São Paulo. “O presidente da OAB-SP, Luiz Flávio Borges D?Urso e o advogado Técio Lins e Silva virão falar sobre o assunto”, revelou.

Dotti disse que a hostilidade contra a classe dos advogados aumentou muito com a intensificação das Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs). “Os parlamentares acabam se entusiasmando com seu poder de investigação, com a presença da imprensa, e acabam desrespeitando os advogados, que têm o direito de acompanhar e intervir pelas pessoas envolvida”, afirmou.

Voltar ao topo