Polícia russa descarta terrorismo em acidente de avião

Um avião russo com pelo menos 170 pessoas a bordo caiu na Ucrâniahoje depois de enviar um pedido de socorro, informaram autoridades locais. Uma agência russa de notícias citou autoridades ucranianas comentando que ninguém sobreviveu à queda. Tetyana Lytvynova, uma porta-voz do Ministério de Situações Emergenciais da Ucrânia, não quis comentar a notícia publicada pela agência de notícias RIA-Novosti. Outras agências russas comentaram que os investigadores já descartaram a hipótese de "terrorismo", apesar de o inquérito ainda estar em sua fase inicial.

A aeronave, um Tupolev Tu-154, partiu de Anapa, na costa do Mar Negro, com destino à cidade russa de São Petersburgo, mas desapareceu dos radares de controle de vôo quando sobrevoava a Ucrânia por volta das 14h30 locais (9h30 em Brasília).

Minutos depois de emitir um sinal de SOS, destroços de um avião foram avistados perto de onde a aeronave desapareceu dos radares disse Yulia Stadnikova, porta-voz do Ministério de Situações Emergenciais da Rússia.

O avião foi encontrado perto da cidade ucraniana de Donetsk. De acordo com a agência de notícias Interfax, pelo menos 30 corpos já foram retirados por equipes de resgate. O Tupolev pertencia à companhia aérea Pulkovo e viajava com 171 pessoas a bordo, sendo 160 passageiros e 11 tripulantes, disse Stadnikova. Segundo Lytvynova, havia 170 pessoas a bordo, sendo 160 passageiros e dez tripulantes. A discrepância ainda não foi esclarecida.

Irina Andriyanova, outra porta-voz do Ministério de Situações Emergenciais da Rússia, apontou para a possibilidade de o avião ter sido atingido por um raio em plano vôo.

Por sua vez, a agência de notícias Interfax citou testemunhas dizendo que o avião estava intacto quando caiu. Mais tarde, a RIA-Novosti citou Andriyanova dizendo que "a hipótese de terrorismo está descartada".

O avião desapareceu dos radares dos controladores de vôo dois minutos depois de a tripulação ter emitido um pedido de socorro, disse Stadnikova.

A Pulkovo é uma das principais companhias aéreas russas. A cidade de Donetsk, perto de onde caiu a aeronave, situa-se mais de 600 quilômetros ao leste de Kiev, a capital ucraniana.

Trata-se do terceiro acidente aéreo de grande porte na região em 2006. Em 9 de julho, um Airbus A-310 derrapou na pista do aeroporto siberiano de Irkutk e incendiou-se em seguida, provocando a morte de pelo menos 124 pessoas. Em 3 de maio, um A-320 pertencente a uma companhia armênia caiu no Mar Negro quando tentava pousa na cidade russa de Sochi. As 113 pessoas a bordo da aeronave morreram.

Voltar ao topo