Polícia registra redução do número de mortes nas estradas durante o Carnaval

Brasília ? O número de mortes nas estradas federais no Carnaval deste ano diminuiu em 16,89% em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com o balanço final da Operação Carnaval 2006, divulgado hoje (02) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), foram 25 mortes a menos que em 2005.

Entre a meia-noite de sexta-feira (24) e zero hora de ontem (1º), a polícia registrou 2.233 acidentes, 5,08% a mais que os 2.125 contabilizados em 2005 O número de feridos foi 1.399, 0,29% acima dos 1.395 do ano passado, e o número de mortos chegou a 123 ? ano passado a operação registrou 148.

Para o assessor de comunicação social da PRF, Ricardo Torres, a redução das mortes é reflexo do aumento da fiscalização nas estradas. "Conseguimos aumentar o número de policiais, em torno de mil policias, tivemos o reforço de mais 36 radares fotográficos para coibir o excesso de velocidade, tivemos assim mais de 170 mil veículos fiscalizados. Então, o aumento da fiscalização fez com que nós conseguíssemos essa redução de quase 17% no número de mortes", afirmou.

Segundo os dados da PRF, Minas Gerais, Santa Catarina, e Rio Grande do Sul foram os estados onde mais ocorreram acidentes. Em Minas, nos seis dias de carnaval, aconteceram 411 acidentes, com 270 feridos e 22 mortos. Em 2005, foram 374 acidentes, 241 feridos e 20 mortes. Torres explicou que este ano as constates chuvas em Minas Gerais contribuíram para o aumento do número de mortes.

Já em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, segundo o policial, o crescimento dos acidentes se justifica pelo aumento do fluxo de turistas que buscam as praias da região nessa época do ano. Para Ricardo Torres, apesar da redução do número de vítimas no Carnaval deste ano a quantidade de mortos ainda é grande. Segundo ele, o Brasil não tem tratado o trânsito com a seriedade que merece e "falta consciência" ao motorista brasileiro.

Levantamentos mostram o tráfego de veículos aumenta em cerca de 20% nos fins de semana normais, enquanto nos finais de semana prolongados o crescimento do fluxo de veículos chega a 30%. Os feriados de Natal, Ano Novo e Carnaval chegam a registrar picos de até 50%. Segundo levantamento da PRF, feito com base nos últimos cinco anos, no recesso de Carnaval as ocorrências de trânsito aumentam 24,89% quando comparadas aos dias normais.

Voltar ao topo