Polícia realiza operação relâmpago em quatro bairros de Matinhos

 Um comboio de dez carros de polícia entrou nos bairros Mangue Seco, Rio da Onça, Sertãozinho e Tabuleiro no município de Matinhos para realizar uma operação relâmpago. O trabalho durou cerca de uma hora e foram visitados cerca de 25 estabelecimentos comerciais, principalmente bares e lanchonetes. Uma pessoa foi detida suspeita de praticar tráfico de drogas. A operação preventiva foi coordenada pela Delegacia de Matinhos e recebeu o apoio logístico do helicóptero modelo Robinson R44 Astro, entregue na segunda-feira pelo Governo para a Operação Viva o Verão.

Para a blitz, foi realizado um levantamento preliminar dos locais visitados, que são suspeitos de envolvimento com tráfico de drogas entre outros crimes. "Nesta época aumentam os delitos como furtos a residências e automóveis, além de tráfico, e é nestes bairros que os marginais se escondem. Por este motivo, procuramos fazer uma ação tanto para coibir o crime quanto para verificar a presença de suspeitos na região", explicou o coordenador desta operação, delegado Clóvis Galvão.

Esta é a primeira blitz realizada pelos policiais civis com o auxílio do helicóptero na Operação Viva o Verão. A aeronave foi entregue segunda-feira pelo secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, em Matinhos e dará apoio também para a Polícia Militar. "O helicóptero dá maior segurança aos policiais que estão trabalhando e também ajuda a identificar suspeitos e veículos roubados", relatou o secretário. Mais operações preventivas como esta serão realizadas ao longo deste período de férias dos veranistas.

Operação Viva o Verão

Trabalham na Operação Viva o Verão cerca de 2.600 policiais militares, civis e bombeiros. As atividades terminam só no dia 20 de fevereiro de 2005 e reúnem serviços de infra-estrutura, segurança e lazer no Litoral e também na Costa Oeste do Paraná. Desde o começo da Operação Verão foram realizadas 12 prisões, apreendidas seis armas e 110 gramas de maconha.

O Nucria (Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes) e o Sicride (Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas), também estão no Litoral para combater os crimes praticados contra crianças e adolescentes e evitar eventuais desaparecimentos. Estão sendo feitas blitze principalmente em bares para verificar a presença de menores.

Estabelecimentos comerciais também entram na rodada de fiscalizações para verificar alvará de funcionamento e condições de higiene. Participam da ação a Secretaria da Segurança Pública, através das polícias Civil e Militar e da Assessoria Comunitária, o Procon, Vigilância Sanitária Estadual, Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Instituto de Pesos de Medidas, Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego e Promoção Social e prefeituras da região.

Além da Secretaria da Segurança, equipes da Secretaria de Turismo, Paraná Esporte, Procon, Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Sanepar, Secretaria de Estado da Saúde, Copel, Secretaria de Estado da Educação e Instituto de Pesos e Medidas também farão parte da operação. 

Voltar ao topo