Polícia Militar reforça policiamento para coibir criminalidade na RMC

A Polícia Militar lançou a segunda fase da Operação de Complementação Preventiva de Segurança Pública, para Curitiba e região metropolitana, na tarde desta segunda-feira.

?Estamos reforçando o policiamento no anel central e nos grandes eixos comerciais, sem esquecer as áreas da periferia?, afirmou o tenente-coronel Jorge Costa Filho, um dos coordenadores da ação. A primeira fase da operação teve início na última quinta-feira,  com o aumento da circulação de viaturas e abordagens a suspeitos em 21 bairros da capital.

Para que o policiamento pudesse ser reforçado, o Comando do Policiamento da Capital está utilizando pessoal do serviço administrativo. No centro, os policiais estarão nas ruas, em duplas, entre 9h e 23h.

?Estamos concentrando o trabalho no horário de maior circulação de pessoas nas ruas, incluindo a entrada e saída do comércio, de escolas e faculdades?, explicou o coronel Costa. ?O prazo destas diferentes fases da operação para complementar a segurança é indeterminado. E, a cada dia, aplicaremos um tipo diferente de policiamento para que o fator surpresa seja uma constante?, disse.

O reforço está sendo realizado em 81 pontos diferentes da capital e municípios vizinhos. Os policiais militares estarão percorrendo áreas previamente estabelecidas conforme o número de ocorrências, detectadas através dos mecanismos que a segurança pública dispõe atualmente, como o geoprocessamento.

?Eles estarão coibindo principalmente furtos e roubos, que são os crimes mais comuns nestas áreas da cidade?, disse Costa. Diariamente, os policiais sairão de um batalhão e serão distribuídos nos locais mapeados pela Polícia Militar. ?Não estamos buscando ocorrências, e sim buscando prevenir os crimes?, lembrou o coronel.

Trânsito

A segunda fase da Operação de Complementação Preventiva de Segurança Pública também inclui bloqueios de trânsito, realizados por policiais militares do Batalhão de Polícia de Trânsito nas vias de maior circulação de veículos. Na tarde desta segunda-feira, o local escolhido foi a via rápida que liga o Pinheirinho ao centro de Curitiba. Na abordagem, os carros foram parados e os ocupantes, revistados. Também é feita vistoria minuciosa no veículo, com o objetivo de localizar drogas e armas.

A Polícia Militar, além das operações de reforço no policiamento, realiza ações preventivas e ostensivas com policiais fazendo rondas em viaturas e motocicletas. O Projeto Povo (Policiamento Ostensivo Volante) está presente em 36 bairros de Curitiba e em sete municípios da região metropolitana.

Há ainda as ações da Patrulha Escolar Comunitária que atende a todas as escolas estaduais da grande Curitiba com ações preventivas e com uma consultoria especializada de segurança à toda a comunidade escolar. São realizadas também operações-relâmpago e rondas da Companhia de Polícia de Choque.

Voltar ao topo