Polícia Militar desocupa área ocupada na Vila Sabará

A Secretaria da Segurança Pública desocupou, na manhã desta terça-feira, uma área urbana ocupada, na Vila Sabará, Cidade Industrial de Curitiba. Após nove dias de ocupação, 150 policiais militares foram até o local para cumprir a ordem de reintegração de posse e assegurar que as pessoas saíssem pacificamente e em segurança do local. Segundo o capitão Gilberto Silva, que comandou a operação, a desocupação foi tranqüila. ?Os moradores não apresentaram nenhuma resistência. São moradores da vila, que apenas tentavam se aproveitar da área para outros fins. Não fazem parte de nenhum movimento?, disse o capitão.

A área tem, aproximadamente, 258 m2 e pertence à empresa Favretto Imóveis Ltda. De acordo com a PM, 81 barracos de lona já estavam instalados no local. Segundo a PM, havia cerca de 150 pessoas na área, mas muitas delas não estavam no local no momento da reintegração de posse. Dentro de alguns barracos, foram encontrados pertences de seus moradores. As pessoas retornaram as suas casas na Vila Sabará e o proprietário da área vai determinar o que vai fazer com os materiais que ficaram no local. As moradias tinham luz elétrica, conseguida irregularmente por meio de fiações clandestinas (?gato?). A Companhia de Energia Elétrica do Paraná (Copel) já desligou as ligações ilegais.

A PM revistou todos os barracos e cercou a área para assegurar o sucesso da reintegração. Em uma das moradias improvisadas, foi encontrados uma faca, um machado e uma moto roubada. O dono do barraco não foi encontrado. De acordo com a PM, a moto havia sido roubada em Fazenda Rio Grande, no último domingo (17). O propietário da moto já foi avisado e deverá reconhecer a motocicleta.

A retirada das famílias já foi concluída e 20 PMs continuam no local para que a empresa proprietária termine de cercar a área em segurança. De acordo com a Polícia Militar, o proprietário da área tentou fazer acordo com os invasores, mas não obteve sucesso. Após essa tentativa, a empresa entrou com pedido de reintegração de posse na justiça no dia 11. Esta é a 102.º reintegração de posse que o governo Requião cumpre desde 2003, quando começou a gestão.

Voltar ao topo