PM prende duas quadrilhas e apreende quatro armas de fogo na RMC

Duas quadrilhas ? acusadas de roubo de carros, tráfico de drogas e corrupção de menores ? foram presas na tarde desta sexta-feira (3) pela Polícia Militar na Região Metropolitana de Curitiba. Dez pessoas estão detidas, entre elas um adolescente de 16 anos. Quatro armas foram apreendidas, além de cerca de 60 pedras de crack, e um carro que tinha sido roubado na quinta-feira foi recuperado. As prisões aconteceram em Almirante Tamandaré e São José dos Pinhais, com a participação direta de policiais militares do 17º Batalhão da PM (Batalhão Metropolitano).

Uma denúncia anônima de que havia um veículo modelo Astra, com placas de Curitiba, escondido nos fundos de uma casa em Almirante Tamandaré deu início ao trabalho que resultou na recuperação do carro, prisão de cinco pessoas e apreensão de três armas de fogo, de dois aparelhos de radiocomunicação e 30 pedras de crack. O carro estava com parte da traseira coberta por um cobertor, provavelmente para esconder a placa. O veículo, de propriedade do ex-prefeito da cidade, tinha sido roubado por dois homens na quinta-feira em Curitiba.

O ex-prefeito César Manfron contou que tinha ido levar um amigo em casa, por volta de 23 horas de quinta-feira (02). Ao parar para que o amigo descesse, percebeu que dois rapazes que andavam pelo local, na Rua Mateus Leme, já chegaram de arma em punho, anunciando o assalto. ?Ainda tentei fazer com que eles me deixassem ficar com os documentos, mas foi em vão?, disse Manfron, quando foi receber o carro. Ele disse que os dois homens levaram documentos, dinheiro, talão de cheque. ?Não esperava uma ação tão rápida. A Polícia Militar está de parabéns?, disse.

Assim que confirmaram a veracidade da denúncia de que o carro estava na casa de um dos acusados, os policiais conversaram com o proprietário da casa, que informou que o carro tinha sido trazido pelo filho dele, que não deu maiores explicações sobre a origem do veículo. Juarez Leonardo de Azevedo, de 20 anos, seria funcionário de um hotel em Curitiba. De fato, ele estava trabalhando no referido hotel quando os policiais foram até lá e o prenderam. Também foram presos Ederson Machado, 22 anos, Luciano Roberto de Oliveira, 32 anos e Rodrigo Pedroso de Moraes, 20 anos.

Gangue

No bairro Borda do Campo, em São José dos Pinhais, a Polícia Militar deteve cinco integrantes da gangue conhecida como Turma do Porão. Quatro maiores e um adolescente de 16 anos foram levados para a delegacia da cidade e autuados em flagrante por tráfico de drogas. Um homem de 48 anos, que seria um dos líderes do grupo, também vai responder a inquérito por corrupção de menores. Na casa em que eles estavam, se preparando para usar drogas, havia cachimbos de crack e 31 pedras da droga, além de uma garrucha calibre 28, com cano e coronha serradas e lixada.

A ocorrência teve início quando a Polícia Militar recebeu a informação de que havia um homem armado na Rua Canoinhas, no bairro Borda do Campo. Quando os policiais chegaram ao local foram avisados por vizinhos de que o mesmo homem estaria escondido numa casa que funcionaria como ponto de tráfico de drogas, na Rua Caçador, a poucos metros de distância. Na casa, estavam os quatro homens e o adolescente. O local, segundo os policiais que lá estiveram, além de funcionar como local de venda de drogas, também era usado para o consumo de drogas.

Foram detidos José Rogério Pozzer, 48 anos, autuado em flagrante por tráfico de drogas e corrupção de menores, Fábio Teixeira Mileski da Silva, 20 anos, Levi dos Santos Souza de Olievira, 18 anos, Luiz Ricardo Alves Ferreira, 19 anos, todos autuados por tráfico de drogas. O menor, que vai responder por ato infracional, disse que era o dono da arma encontrada na casa. O rapaz, ainda segundo os policiais, é acusado de tentativa de homicídio contra várias pessoas, incluindo um adolescente da mesma idade, em quem teria dado um tiro na testa.

Rivais 

A Turma do Porão seria uma gangue que rivalizava com a Turma do Gueto, sendo que os dois grupos são acusados de promover o terror na região da Borda do Campo. Há cerca de dois meses a Turma do Gueto já tinha sido desarticulada pelos policiais militares do Batalhão Metropolitano, quando sete integrantes do grupo foram presos. Na ocasião, duas armas foram apreendidas, além de 60 pedras de crack e 12 buchas de cocaína. Os dois grupos disputavam o tráfico de drogas na região, promovendo roubos e aterrorizando os moradores.

Voltar ao topo